[object Object]

UC recebe mais estudantes internacionais e de Erasmus em 2022/2023

No ano letivo que agora começa são 2 153 os estudantes de mobilidade a frequentarem a Universidade de Coimbra. Um aumento de 29% face ao ano letivo passado.

Numa sessão de boas-vindas aos novos alunos oriundos de outros países, foi apresentada a história da Universidade de Coimbra (UC) por membros da equipa reitoral, esclarecendo dúvidas que o início de setembro pode trazer.

Com mais um ano letivo a começar, a UC recebeu numa sessão de boas-vindas os seus estudantes internacionais e de Erasmus. A fim de integrar os novos alunos, o Auditório da Reitoria encheu-se hoje para ouvir o vice-reitor para as Relações Externas da Universidade de Coimbra (UC), João Nuno Calvão da Silva, e dois antigos estudantes da rede de Embaixadores Alumni UC –  Vasco Lobo, diretor financeiro da GE Healthcare para a América Latina, e Ricardo Castanheira, vice-presidente sénior de Políticas Públicas e Relações Governamentais, Europa e América Latina da Sony Music Entertainment.

O encerramento da sessão foi conduzida pelo reitor Amílcar Falcão.

Todos os discursos foram feitos na língua inglesa, para que os não-falantes de português entendessem a história da Universidade e as vantagens de estudar em Coimbra. Depois da troca de experiências pessoais em Erasmus e elogios à UC, a RUC falou com o vice-reitor para saber mais sobre as vantagens de programas de ensino internacional, e como a Universidade de Coimbra pode facilitar este processo.

Ao encerrar a sessão, o reitor da UC, Amílcar Falcão mencionou as atividades culturais e desportivas da Associação Académica de Coimbra, incentivando ao seu envolvimento. O reitor revelou que de momento, o número de estudantes internacionais na UC é maior, comparativamente a anos anteriores à pandemia. Mais precisamente, são 2 153 estudantes de mobilidade, o que reflete um aumento de 29% face ao ano letivo 2019/2020.

Também no seu discurso de encerramento, Amílcar Falcão caracterizou a Universidade como inclusiva e tolerante, uma vez que acolhe alunos de cerca de 120 nacionalidades diferentes.

Fora do Auditório da Reitoria, depois da parte prática e informativa da sessão de boas-vindas, a RUC falou com Sofia, proveniente de Madrid e estudante de Biologia na UC. A estudante partilhou um pouco da sua experiência em Coimbra até agora, mencionando o apoio dado pela ESN, a Rede de Estudantes de Erasmus.

Com as aulas do Ensino Superior a começar, os estudantes chegam e regressam a Coimbra para iniciar o ano letivo. O período de inscrição de matrículas já começou, e termina a 19 de setembro.

Em relação ao número de estudantes da UC que vão estudar noutros países em 2022/2023, vão ser 1 033, número que, segundo a Universidade, representa um aumento de 52%, em relação ao ano letivo passado.

A partir da próxima segunda-feira, a emissão das manhãs da RUC  vai ser transmitida em direto a partir do Largo da Sé Nova. A emissão especial dedicada às matrículas será realizada nos dias úteis, no período da manhã, entre as 09h00 e as 12h00 na terça-feira, dia 12, e quinta-feira, dia 15, e entre as 10h00 e as 12h00 nos restantes dias.

Fotografia: UC@Paulo Amaral

 

PARTILHAR: