[object Object]

Pedro Galveias (SR/AAC) e Filipe Rosa (SJ/AAC) eleitos para representar secções desportivas na Assembleia de Revisão de Estatutos

Os dois associados foram eleitos em Assembleia de Secções Desportivas para representar o desporto da AAC na Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE). Apesar da vontade comum de clarificar os estatutos, os novos membros da ARE divergem quanto à atribuição de maior autonomia às Secções Desportivas.

De cinco em cinco anos realiza-se a revisão ordinária dos estatutos da AAC, com o propósito de os adaptar à realidade da Académica. A ARE da AAC, órgão encarregue desta revisão, é constituída por 33 membros. Pedro Galveias e Filipe Rosa foram os membros eleitos pela Assembleia de Secções Desportivas para representarem o desporto da AAC na Assembleia de Revisão de Estatutos. Filipe Rosa, ex-presidente da secção de judo e atual membro do Conselho Desportivo, quer fazer uso dos seus 40 anos de experiência na AAC, e do seu tempo enquanto membro das últimas duas ARE, para tornar os estatutos “mais transparentes e adaptados à realidade” da AAC.

Devido à “visibilidade” que as secções desportivas têm na cidade de Coimbra, Pedro Galveias, membro da Secção de Rugby da AAC, aponta o desporto associativo como merecedor de um “reforço de gestão” muitas vezes “não visível nos estatutos” da AAC.

Questionado sobre a falta de autonomia que algumas secções desportivas sentem, por estarem ligadas à casa-mãe que é a AAC, Pedro Galveias não escondeu que um modelo de maior autonomia para as secções desportivas, nomeadamente quanto a tomadas de decisões sem ter de recorrer à Direção-Geral (DG/AAC), “seria benéfico para todos”.

Por outro lado, Filipe Rosa não sente qualquer problema em ter a DG/AAC como órgão controlador de ações das Secções Desportivas, nem sente atrasos causados por um possível aumento da burocracia por ter a Direção-Geral como órgão máximo, embora admita que as secções desportivas possam contar com “alguma autonomia” na assinatura de parcerias e protocolos.

Dos 33 elementos que constituem a ARE, 22 foram eleitos em maio deste ano, 2 são provenientes das Secções Culturais, 2 das Secções Desportivas, 2 dos núcleos de estudantes, 2 do Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC) e ainda 2 da DG/AAC. A ARE é presidida pelo presidente da Mesa da Assembleia Magna, Daniel Tadeu. A RUC irá continuar a acompanhar a ARE, com entrevistas aos restantes membros.

PARTILHAR: