[object Object]

Francisco Mendes sagra-se campeão europeu universitário em Lodz

Quatro vitórias em quatro combates valem medalha de ouro a judoca academista. Atleta é o único representante da AAC/UC a conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio.

No decorrer do European University Games, que estão neste momento a decorrer em Lodz, na Polónia, o estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) Francisco Mendes conquistou no passado sábado a medalha de ouro de judo na modalidade -60 kg masculinos. O atleta, que já em 2019 tinha conseguido alcançar o bronze europeu universitário, chega assim à primeira posição após bater judocas da Universidade de Friburgo, na Alemanha, da Universidade Nicolaus Copernicus, na Polónia, da Universidade de Valência, em Espanha, e, finalmente, da Sumy State University, na Ucrânia.

Em entrevista à RUC, o também associado da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) revelou que o ouro era o principal objetivo e que a vitória acabou por ser o “colher dos frutos do trabalho feito até este momento”.

Apesar de não ter beneficiado de um período de preparação específico para esta competição, Francisco Mendes considera que apenas teve de “manter o nível” a que já se tinha apresentado em outras competições recentes. Nesse sentido, o judoca afirma que o trabalho realizado para estes jogos universitários foi “mais mental”.

Apresentando-se em Lodz como um dos favoritos, o estudante conimbricense foi obrigado a enfrentar a pressão de ser “um alvo a abater”. No entanto, Francisco explica que soube sempre gerir a situação, alcançando assim o primeiro lugar na competição.

Sendo Francisco Mendes o único atleta da Universidade de Coimbra a arrecadar o ouro na competição, também Beatriz Moreira (Judo), Margarida Monteiro (Natação) e a equipa feminina de Futebol de 7 conquistaram medalhas de bronze.

(Fotografia: EUG 2022)

PARTILHAR: