[object Object]

Estudantes da FMUC ganham primeiro prémio da competição europeia SIMUniversity

Na competição participaram equipas da Alemanha, Emiratos Árabes Unidos, Marrocos, Países Baixos, Roménia e Espanha. Quatro estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra conquistaram o primeiro lugar da competição europeia SIMUniversity, que decorreu nos dias 15 a 17 de junho.

Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde, estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), integram a equipa vencedora da competição a nível europeu, SIMUniversity, que tomou lugar em Sevilha, no âmbito da 27th Annual Meeting da SESAM (Society for Simulation in Europe).

A equipa de estudantes da FMUC, que usufruiu da orientação de Ana Sousa, médica na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar de Coimbra, representou Portugal na competição e arrecadou o primeiro prémio.

Diana Carvalho, integra a equipa vencedora, em declarações à RUC, começa por explicar a competição, composta por diversas fases. Esclarece que é uma simulação de emergência médica, onde é apresentado um caso que, normalmente, daria entrada nas urgências médicas. Aqui as equipas aprendem a agir, num ambiente mais controlado de simulação, e podem cometer erros e aprender com eles de forma mais segura.

Em relação ao fator que levou a equipa da FMUC a conquistar o prémio final, as estudantes destacam as competências não técnicas da equipa, nomeadamente, a união e comunicação que tinham e a resposta rápida às adversidades.

Neste ambiente de simulação, onde os participantes conseguiram treinar e desenvolver as suas competências, a equipa integrada pelas quatro estudantes realça a importância da competição e a necessidade de integração da mesma no plano curricular da licenciatura e dos cursos médicos em Portugal.

Inês Antunes, elemento da equipa vencedora, considera que, apesar de se traduzir num processo cansativo, é de igual modo enriquecedor e compensa pela experiência e conhecimento adquirido que ganham ao longo das diferentes fases da competição.

No que toca a aspetos positivos que retiram da experiência, salientam a questão da evolução no decorrer das etapas da simulação e, ainda, a ligação que estabeleceram com as restantes equipas das mais variadas nacionalidades, que permitiu o contacto com diferentes abordagens e técnicas.

Fotografia: UC

PARTILHAR: