[object Object]
06.06.2022POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra dá mais um passo na adesão ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia

Embora Coimbra tenha aprovado em reunião do executivo a adesão em 2011, só agora se consubstancia de facto a adesão

De acordo com José Manuel Silva, durante os últimos anos o PS não deu sequência às exigências do pacto. O autarca contou para a comunicação social algumas das balizas que o pacto impõe.

São já vários os municípios portugueses que pertencem a esta rede europeia, entre eles alguns da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, como Arganil, Figueira da Foz ou Mealhada. Carlos Lopes enalteceu as vantagens de pertencer a uma rede já formada.

Segundo Carlos Lopes o Ambiente exige políticas integradas. O vereador lembrou outras ações em curso na Câmara de Coimbra que vão ter impacto na melhoria da sustentabilidade na cidade e na região. A criação da Rede Municipal de Coimbra de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza e Biodiversidade e os trabalhos em curso para aumentar as hortas comunitárias e urbanas, estão entre essas medidas.

Nos primeiros dois anos da adesão, os municípios devem desenvolver um Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima com os objetivos de reduzir as emissões de CO2 pelo menos em 40 por cento até 2030 e aumentar a resistência dos territórios às alterações climáticas.

O executivo camarário volta a reunir na próxima segunda-feira, dia 13 de junho.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: