[object Object]

Convento São Francisco acolhe “Pontos de Fuga” uma exposição de composições “foto-poéticas”

A exposição de fotografia de Elsa Margarida Rodrigues e poemas de João Maria André foi inaugurada este sábado no Convento São Francisco. Fica até dia 9 de junho.

Tudo começou com “uma colaboração mais ou menos acidental”, contou à RUC, Elsa Margarida Rodrigues. Os autores formaram-se  em Filosofia na Universidade de Coimbra em momentos distintos, um projeto conjunto em Leiria, distrito de onde João Maria André é natural, proporcionou um reencontro que coincidiu com o início da pandemia.

A mostra resulta de “uma espécie de desafio mútuo” em que, “de centenas de fotografias”, algumas delas se encontram na exposição.

“Ponto de Fuga” foi apresentada ao público pela primeira vez em Tondela no ACERT, em janeiro. Pode agora ser visitada no  corredor e nas celas dois e quatro do Convento São Francisco onde se apresenta em dois núcleos distintos. São “dois ensaios sobre arte, poesia e criação, numa autorreflexão, ao mesmo tempo fotográfica e poética: «Metamorfose das ausências» e «Um poema inacabado»”. Pontos de Fuga 1 – “Fortaleza de Peniche”, onde estiveram tantos portugueses encarcerados no tempo do Estado Novo e Pontos de Fuga 2 – “Janelas”, espaços de passagem entre a escuridão e a luz e o interior de nós mesmos.

Elsa Margarida Rodrigues conta-nos mais sobre o processo de colaboração que levou da fotografia à poesia.

Elsa Margarida Rodrigues assume-se como escritora não como fotógrafa. Professora de Filosofia e investigadora, a escritora encontra conforto nas palavras. Desta vez aceitou o desafio e colocou-se na posição de quem olha.

A mostra fica patente até dia 9 de junho e pode ser visitada de forma gratuita, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00. Uma compilação dos poemas de João Maria André pode ser adquirida em formato livro na livraria do Convento São Francisco.

Na inauguração marcou presença Ana Bastos, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra e foram lidos alguns dos poemas da exposição por elementos da Cooperativa Bonifrates.

Elsa Margarida Rodrigues e João Maria André têm também na Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz a exposição “Atmosferas e ressonâncias marítimas” que também partiu de “Ensaios foto-poéticos”.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: