[object Object]

Prelo “HAAS-GALINHA” UNE GERAÇÕES NA BIBLIOTECA GERAL DA UC

Tudo o que se desejava era que a bilheteira e a loja do turismo fosse retirada da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) para que o local ficasse disponível para outras iniciativas. Cumprida que foi a última fase da transformação, o evento de hoje focou-se na apresentação da obra realizada.

A inauguração do átrio principal da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra teve lugar hoje, dia 27 de abril. Após a cerimónia foi apresentado o histórico prelo do século XVIII intervencionado pelo ferreiro de Coimbra Manuel Bernardes Galinha no século XIX. A antiga máquina de imprimir terá sido construída por Wilhelm Haas-Decker de 1784 a 1794, em Basileia, na Suíça.

Decorreu também a primeira edição da série “Questões disputadas”, a qual contou com dois oradores convidados, alunos da Universidade de Coimbra (UC). Diogo Nolasco e José Luís Barbosa responderam às questões “O hábito faz o monge?” e “Mudamos o mundo ou é o mundo que nos muda a nós?”

Em conversa com a RUC o diretor da BGUC, João Gouveia Monteiro, lembrou a primeira fase da transformação do espaço.

A requalificação da biblioteca passou pelas mãos da arquiteta Sofia Ramos. A especialista teve em conta o facto de a BGUC ser Património Mundial da UNESCO.

A terceira e última fase focou-se mais nas necessidades do público que frequenta a instituição da UC. João Gouveia Monteiro, referiu várias vezes que a intervenção foi sobretudo para dar outra dinâmica ao átrio de forma a acolher outras iniciativas.

Segundo o diretor-adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, António Eugénio Maia do Amaral, o prelo “Haas-Galinha” remete-nos para o período de 1784 a 1895. Graças à investigação do especialista em museologia de ciência, Robert Oldham, o prelo metálico voltou a funcionar e está agora no átrio da BGUC.

Para o responsável, a requalificação da BGUC foi algo de grande importância. Durante o seu discurso, enfatizou que nada é imemorial, uma vez que juntou no espaço várias gerações. O evento acabou com o debate da primeira edição da série “Questões disputadas”.

Fotografias: UC@Paulo Amaral

PARTILHAR: