[object Object]

UC dá mais um passo para se tornar uma instituição para todos e todas

A Biblioteca Geral inaugurou uma sala com equipamentos especiais para pessoas com dificuldades visuais e, ou, dificuldades neuromotoras. Uma câmara que permite controlar um computador com o movimento dos olhos, uma outra que lê livros em papel e os transforma em audiolivros ou uma câmara que amplia textos, são exemplos do que se pode encontrar ao lado da Sala de Leitura da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC).

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, a BGUC inaugurou uma sala, denominada por Biblioteca Inclusiva.

O projeto contou com a parceria da Fundação Altice e a Universidade de Coimbra. O conjunto de equipamentos e soluções tecnológicas, cedido pela Fundação Altice, irá mitigar as adversidades que pessoas com necessidades educativas especiais encontram no dia a dia. Ao final da manhã de hoje,  o espaço acolheu estudantes da UC, o reitor da UC, Amílcar Falcão, o diretor da BGUC, Gouveia Monteiro e representantes da Fundação Altice.

A RUC conversou com vários estudantes que se encontravam na inauguração. Um deles, Afonso Domingos, aluno de mestrado de Ciências de Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação considerou a iniciativa como um “grande passo” em direção a uma sociedade mais inclusiva.

Já Bernardo Lopes, presidente da Pró-Secção de Boccia da Associação Académica de Coimbra, chamou a atenção para a redução da propina para estudantes com deficiências, porque a maioria destes estudantes têm dificuldades financeiras, devido aos custos dos equipamentos que os auxiliam.

Para o estudante e dirigente associativo o trabalho para a inclusão de pessoas com deficiências tem de ser um trabalho contínuo. O aluno de mestrado que já conta com duas licenciaturas no currículo, lembra que a biblioteca para além dos estudantes, também é dos docentes, porque também vão ser os professores a ajudar os alunos com necessidades especiais a usufruir dos equipamentos da nova sala.

Bernardo Lopes acrescenta ainda outras lutas por conquistar, como a acessibilidade nas cantinas e em muitos outros locais da Academia e da cidade de Coimbra.

Ainda assim, exorta para a união de todos em torno de maiores acessibilidades para pessoas com deficiências. Para o estudante as pessoas com deficiências não são pessoas com ‘pouca mobilidade’. Segundo o próprio “é a sociedade que impõe ‘pouca mobilidade’ a pessoas com deficiências, ao criar “más acessibilidades”. O estudante prometeu continuar a lutar porque “as pessoas com deficiência merecem” o trabalho de todos.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, lembrou que a inauguração se insere no programa “UC for All” que vai ao encontro das necessidades dos estudantes com algum tipo de dificuldade.

Do ponto de vista de Amílcar Falcão, a inauguração da sala é importante pela missão de equidade, igualdade, humanismo e de não descriminação que a UC quer promover.

Na Universidade de Coimbra há “várias dezenas de pessoas com diversos graus de deficiência, mas independentemente disso, bastava que uma pessoa precisasse para valer a pena”, afirmou o reitor da UC, Amílcar Falcão, à comunicação social.

De acordo com Amílcar Falcão, o número de pessoas com necessidades especiais é significativo. A existência da sala denominada Biblioteca Inclusiva vai contribuir para diminuir as dificuldades desse grupo de população estudantil.

Ana Estelita, diretora executiva da Fundação Altice, explica que muito material que a Biblioteca Inclusiva agora usufrui foi produzido pela Fundação Altice.

A diretora executiva da Fundação Altice, tal como o aluno Bernardo Lopes, acredita que este é o primeiro passo de um caminho para a inclusão de pessoas com deficiências,  por parte da sociedade.

Após a inauguração, a Sala de São Pedro da BGUC acolheu a renovação do protocolo entre a UC e a Fundação Altice de forma a dar continuidade ao desenvolvimento de várias parcerias, em especial do programa “UC for All”.  A cerimónia contou com a participação e discursos de Maria de Belém, conselheira da Fundação Altice Portugal, e de Cristina Albuquerque, vice-reitora da UC. O reitor da UC encerrou os trabalhos.

Fotografias: UC | Marta Costa

PARTILHAR: