[object Object]

Obras no edifício da AAC arrancam a 2 de maio

Impermeabilização da estrutura é a prioridade do primeiro momento de requalificação do edifício. Obras estruturais ficam reservadas para a segunda fase, que deve acontecer em 2023.

Após o anúncio feito pelo reitor Amílcar Falcão, a 20 de outubro do último ano, de que uma primeira intervenção no edifício-sede da Associação Académica de Coimbra (AAC) teria início no presente mês de maio, Rodrigo Marques, administrador da atual Direção-Geral (DG/AAC) vem confirmar o arranque das obras para o próximo dia 2 de maio.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), o dirigente associativo explicou que a primeira fase, que parte de 200 000€ provenientes de fundos próprios da Universidade de Coimbra (UC), deve consistir na impermeabilização do edificado.

Dentro do primeiro momento dos trabalhos, o administrador acrescenta que vão ser várias as fases pelas quais o projeto deve passar. Entre elas estão a intervenção no tejadilho do corredor dos Organismos Autónomos, no corredor e terraço da Direção-Geral e na varanda da RUC.

Rodrigo Marques adiantou ainda que, de modo a conseguir minimizar o impacto no funcionamento das secções da casa (que apenas se vai sentir ao nível do ruído), a DG/AAC fez algumas alterações ao plano original, pelo que ainda não é conhecida a versão definitiva. Nesse sentido, o representante da Direção-Geral revelou que as obras devem decorrer durante o período de menor afluência do espaço.

A segunda fase, na qual se deve atuar sobre o miolo do edifício, ainda não tem data marcada. No entanto, o administrador aponta o próximo ano de 2023 como a data prevista para que se dê início ao processo.

Lembrando as palavras de Amílcar Falcão aquando da conferência de imprensa em que foi prometida a intervenção, Rodrigo Marques afirmou que estão a ser feitos esforços conjuntos entre a Associação Académica de Coimbra, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra para que se realize uma candidatura conjunta a fundos externos.

O administrador acrescentou que, durante o presente mês de maio, vão ser apresentadas uma série de outras intervenções.

PARTILHAR: