[object Object]

Obras no edifício da AAC prometidas para meados do próximo ano

Há muito reivindicadas pelos estudantes, as obras na sede da Associação Académica de Coimbra parecem ver finalmente a luz, depois do anúncio desta terça feira no edifício da AAC.

O presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, João Assunção, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e o vice-reitor com a pasta das infraestruturas, Alfredo Dias, juntaram-se esta terça-feira no edifício da AAC para anunciar as já há muito desejadas obras no nº1 da rua Padre António Vieira.

Alfredo Dias começou por lembrar que o edifício em causa data de 1961, tendo já cumprido 60 anos, uma idade superior à habitual “vida útil” para que os edifícios costumas ser projetados. O vice-reitor com a pasta das infraestruturas destacou o trabalho desenvolvido com a Direção Geral para a elaboração de um projeto que fosse de encontro às necessidades do edifício sem o degradar.

Alfredo Dias adiantou que as obras nas infraestruturas da AAC irão decorrer em várias fases, sendo a primeira a parte exterior do edifício, uma vez que não faria sentido começar tratar de outros problemas enquanto as questões base como as coberturas não fossem resolvidas.

O vice-reitor avançou que as obras trarão algumas condicionantes, nomeadamente barulho e a instalação de andaimes, mas que espera que nenhuma delas seja impeditiva do uso do geral do edifício. Alfredo Dias disse também que estas obras estão previstas ter lugar entre maio e outubro do próximo ano. Já o investimento vai rondar os 200 mil euros.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, mostrou-se também satisfeito com o início deste processo. O reitor destacou a forte parceria que a Universidade tem com a AAC admitindo que é também responsabilidade da UC dar condições à Associação Académica para que possa desenvolver o seu trabalho. Amílcar Falcão referiu ainda que a intervenção nesta infraestrutura não ficará por aqui e que a mesma já fazia parte do seu programa eleitoral.  O reitor explicou que está a trabalhar em conjunto com a Direção Geral para obtenção de financiamento, embora avance que esta primeira fase será paga com fundos próprios da UC.

Por seu lado  João Assunção agradeceu o esforço da reitoria para a realização da obra. O presidente da Direção Geral lembrou a importância de dar condições às estruturas da Académica para o seu trabalho de cariz cultural, desportivo e de intervenção cívica e política.

Quando questionado acerca da reivindicação de várias estruturas “da casa” da necessidade de mais espaços para desenvolver a sua atividade, o presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra explicou que tem havido um trabalho conjunto com a reitoria para identificar novos espaços, prometendo novidades para breve.

Quanto às próximas fases de requalificação do edifício foram apontados como possíveis prioridades a rede elétrica, a rede de canalizações e sanitários e as questões acessibilidade do edifício, mas tudo dependerá das conversas entre a DG/AAC e a reitoria até lá. Os prazos para futuras obras ainda não estão definidos mas o vice-reitor Alfredo Dias admitiu que poderão levar cerca de 2 anos a acontecer.

PARTILHAR: