[object Object]
11.04.2022POR Matilde Sabino

Portugal e Brasil: uma língua, palavras diferentes

O livro “O Português à Descoberta do Brasileiro” de Fernando Venâncio aborda o nascimento da língua portuguesa, a história linguística entre os dois países e as suas diferenças.

A apresentação da obra esteve a cargo de Rui Pereira, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que descreveu o livro como um roteiro sobre o contacto do autor com a vertente brasileira do idioma português e o contraste entre a língua portuguesa europeia e a língua portuguesa brasileira.

A Rádio Universidade de Coimbra entrevistou o autor da obra, Fernando Venâncio, que explicou que a razão que o levou a escrever o livro foi a vontade de querer contar aos seus concidadãos a transformação linguística que língua portuguesa enfrenta atualmente com a introdução dos “brasileirismos” na fala e escrita.

O autor conta que o ponto de partida do livro foi a escrita de seis artigos sobre a utilização dos “brasileirismos” na língua portuguesa.

O entrevistado acrescenta que a adição de artigos mais recentes sobre a temática fez da obra um projeto atual e qualifica de forma positiva o património linguístico que os portugueses têm herdado dos brasileiros.

Segundo Fernando Venâncio, a continuação do uso da língua portuguesa na sua vertente europeia vai depender das gerações futuras, mas espera que continuem a acreditar no português europeu e a criar a partir dele.

Quando questionado sobre as eventuais razões que levam os portugueses a serem preconceituosos com a vertente brasileira do idioma, o autor menciona a “falta de boa auto-imagem” e a “insegurança” dos portugueses, o que impede a recetividade à diversidade e afasta-nos de um certo enriquecimento cultural.

Na visão de Fernando Venâncio, os leitores da sua obra devem poder encontrar nela um lado divertido e informativo e ideias às quais já tinham pensado ou perspetivas contrárias que podem ser enriquecedoras. O autor acredita que o seu livro pode igualmente abrir uma janela para um julgamento e um aperfeiçoamento da língua portuguesa por parte dos leitores.

A apresentação do livro decorreu no dia 11 de abril na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra.

PARTILHAR: