[object Object]

TEUC apresenta Vingança Canibal: uma peça, oráculo e ritual

O Teatro de Estudantes da Academia de Coimbra (TEUC) estreou, ontem, a peça Vingança Canibal, fruto da formação oferecida pelo organismo autónomo. Vingança Canibal dá a conhecer os novos membros do TEUC que, nos últimos meses, estiveram em formação.

A encenação Vingança Camibal foi a palco, pela primeira vez, na terça-feira, dia 5 de abril. Até domingo, pelas 21 horas, as portas da caixa negra estão abertas a todas as pessoas que queiram assistir ao exercício final do curso de iniciação teatral de 2022. Apesar das aulas terem acontecido em período pós restrições impostas devido à covid-19, a pandemia colocou alguns constrangimentos ao normal funcionamento das atividades, como explica o elemento da direção, Wilson Domingues.

Vingança Canibal promete ser um momento provocador de sensações, cujo ponto de partida foi a multiplicidade de atores e atrizes que protagonizam a peça. Para o encenador, Thales Luz, foi necessário encontrar um fio condutor coerente que unisse diferentes perspetivas e relações com a arte.

A encenação mistura várias formas de expressão artística, não se esgotando apenas na interpretação. Para o diretor artístico, Vingança Canibal vai buscar inspiração a práticas ancestrais ritualísticas e cosmovisões indígenas.

Através de exercícios focados na voz e no corpo, explora-se a noção de alteridade e a ideia de que a humanidade é interdependente de tudo o que a rodeia. Humanidade, esta, que, para o encenador, violenta, escraviza e destrói, provocando
a Vingança que hoje presenciamos.

Quando questionado acerca da importância de trazer temas da atualidade para o palco, Thalis Luz, salienta que o processo criativo não força a militância, mas espalha, de forma inevitável, a sociedade

Cada um dos atores e atrizes foi convidado a trazer algo que dissesse respeito à sua própria vida ou às suas próprias habilidades. Assim, a encenação cruza diferentes linguagens, como a interpretação, a performance e a música.

Os bilhetes para assistir a Vingança Canibal são de 5 euros, e 3 euros para estudantes, trabalhadores das artes e desempregados. As reservas podem ser feita para o e-mail [email protected].

PARTILHAR: