[object Object]
09.04.2022POR Damas Morais

“Festa, ritos e gentes” é o mote para XVIII Jornadas de Cultura Popular

Os meses de abril e maio vão estar recheados de eventos organizados pelo GEFAC, tais como conversas, bailes e espetáculos.

O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) já desde 1979 que tem organizado a cada 2 anos as jornadas de cultura popular. Estas jornadas têm como objetivo trazer à cidade de Coimbra a oportunidade de entrar em contacto e aprofundar os conhecimentos sobre a cultura popular portuguesa e outros povos. No passado dia 8 de abril, o grupo anunciou a programação deste ano, no qual acontece a 18ª edição, que vai ter lugar entre o dia 23 de abril a 8 de maio com o tema “Festa, ritos e gentes”.

Mariana Morais, membro da comissão organizadora das jornadas, descreve a “festa” mencionada no tema como um sítio onde os “tabus estão suspensos e onde as pessoas têm mais liberdade”, onde existe a oportunidade de “transformação social, política” e um “reforço de identidades”.

Outro membro da comissão organizadora das jornadas, João Santos, lista os eventos que vão acontecer durante as jornadas.

As festividades vão continuar com António Nóbrega a apresentar o espetáculo “Mestiço Florilégio” no próximo dia 8 de maio no Teatro da Cerca São Bernardo. A obra vai contar com a presença de Rosane Almeida.

Os bailes, parte fundamental das festas populares, chegam a Coimbra na companhia de Mercedes Preto e Sérgio Copos. Embora fora do programa, João Santos acrescentou que o GEFAC se apresentou ao público no Grémio Operário de Coimbra na passada sexta-feira.

Para além do baile, que vai ter lugar dia 30 de Abril nas Tricanas de Coimbra, vai suceder também um baile/oficina sobre danças tradicionais brasileiras apresentado por Rosane Almeida na Sala Brincante da Cena Lusófona.

Quanto a conversa, a “Festa e o Estado Novo” acontece na véspera do 25 de abril e conta com a presença de Vera Marques Alves e João Curto, tendo lugar no Ateneu de Coimbra.

João Santos menciona também a conversa “Ritos e Gentes”, em que participam António Nóbrega, Paula Godinho e João Leal, com data marcada para o próximo dia 6 de maio, no Liquidâmbar. Na duração das jornadas (entre dia 23 de abril e dia 8 de maio), o Quebra-Costas recebe uma exposição fotográfica de Arnaldo Carvalho e Egídio Santos com o nome de “Rituais do Corpo e da Alma”.

Também a 7ª arte faz parte da programação organizada pelo GEFAC. Tendo por base as festas de inverno de Trás-os-Montes, o mini-auditório Salgado Zenha acolhe uma sessão de cinema alusiva ao tema.

As jornadas de cultura popular tem também programa infantil que consiste em 3 eventos que vão acontecer no dia 30 de Abril, no Parque Verde e no Teatro de Bolso da Associação Académica de Coimbra com o nome de “Pe(r)curtir”, “Jogos do Hélder” e “BZZZOIRA MOIRA”.

Para mais informações sobre as jornadas de cultura popular do grupo de etnografia e folclore da academia de Coimbra pode visitar o website do GEFAC em gefac.pt.

 

PARTILHAR: