[object Object]
05.04.2022POR Rita Melo

Especialista da Universidade de Coimbra nomeado para cargo europeu

O professor e cientista afirmou que a sua nomeação enquanto membro do INFRAG vem reconhecer o trabalho feito na Universidade de Coimbra.

O diretor do Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (UC) e também professor no Departamento de Física da UC, Pedro Vieira Alberto , foi nomeado membro do Infrastructure Advisory Group (INFRAG), do EuroHPC (European High-Performance Computing Joint Undertaking), grupo que pretende que a União Europeia, coordene esforços para se tornar líder mundial em supercomputação.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, o professor Pedro Vieira Alberto explicou inúmeros desafios onde esta computação avançada é fundamental.

O grupo INFRAG é composto por 12 membros e a sua principal função é prestar assessoria à administração do EuroHPC para a aquisição e toda a operacionalização de supercomputadores, tal como explicou mais detalhadamente.

Questionado sobre o que representa para a Universidade de Coimbra esta nomeação, o diretor do Laboratório de Computação Avançada, agora membro do INFRAG, frisou que esta nomeação reflete o seu conhecimento (e da UC) que tem sido desenvolvido por mais de 20 anos.

O cientista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra afirmou ainda que a supercomputação apresenta imensas oportunidades de desenvolvimento, não apenas para a ciência, mas também para a sociedade em geral, em áreas como energia, saúde, incêndios florestais e indústria.

PARTILHAR: