[object Object]

Aniversário da II tomada da bastilha marcado por exposição alusiva

Ontem, dia 4 de Abril, comemorou-se o Dia do Antigo Estudante de Coimbra e o aniversário da II Tomada da Bastilha e a Associação Académica de Coimbra, a Associação de Antigos Estudantes de Coimbra e o Conselho de Veteranos uniram-se para celebrar a data.

O dia ficou marcado pela reunião de várias gerações de estudantes para celebrar a data histórica na luta académica e pela inauguração de uma pequena exposição alusiva ao tema, no Student Hub. Em parceria com o Museu Académico, foram escolhidas, entre outros objetos, duas “pastas de luxo”, utilizadas por antigos estudantes no 5º ano académico.

Matias Correia, Dux Veteranorum da UC, explicou o significado dos objetos reconhecidos por serem um expoente máximo do mérito académico.

A comemoração contou com a presença de Polybio Serra e Silva, professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e um dos protagonistas da II Tomada da Bastilha. O antigo estudante explicou que o Dia do Antigo estudante é celebrado a 4 de abril, devido ao movimento estudantil de 1954, o “indiscutível cerne” da atual sede da Associação Académica de Coimbra.

A sede da Associação Académica de Coimbra foi conseguida através das reivindicações dos estudantes durante a II Tomada da Bastilha, como explicou Jorge Castilho, Presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra.

A celebração terminou com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra e o Conselho de Veteranos. Questionado sobre as próximas dinâmicas desta cooperação, Daniel Aragão, presidente interino da DG/AAC, explicou que serão divulgadas atempadamente.

Daniel Aragão assumiu que o edifício sede da AAC “precisa urgentemente de ser requalificado” e prometeu novidades acerca das tão necessárias obras no edifício, nas próximas semanas. Acrescentou ainda que a DG está a unir esforços para que seja possível concretizar a requalificação do edifício.

As celebrações que decorreram no Student Hub contou com a participação da Secção de Fado que interpretaram ” Trova do Vento que passa” de Adriano Correia de Oliveira, um dos “hinos” que marcou a revolta estudantil.

A exposição alusiva ao Dia do Antigo Estudante e à II Tomada da Bastilha pode ser visitada no Student HUB.

 

PARTILHAR: