[object Object]
26.03.2022POR Damas Morais

Jovens juntam-se em manifestação organizada pela Greve Climática Estudantil

A tarde em Coimbra foi marcada por uma manifestação organizada por estudantes e jovens focada na luta contra as mudanças climáticas que durou a volta de uma hora e meia.

Uma manifestação organizada pela Greve Climática Estudantil com tema People, Not Profit ou, em Português, Pessoas, Não Lucro teve lugar hoje, dia 25 de Março. Esta greve climática começou na Praça da República por volta das quatro da tarde e acabou a frente da Câmara Municipal de Coimbra as cinco e meia da tarde.

Ouviram-se cânticos como «Não ao furo, sim ao futuro», «Mudem o sistema, não mudem o clima» «Deixa Passar, Deixa Passar, eu sou estudante e o mundo vou mudar» e «Governo escuta, os jovens estão em luta!».

Já à frente da Câmara, as organizadoras leram parte do manifesto que escreveram onde declararam que «O cenário climático catastrófico atual é o resultado de séculos de exploração e opressão através de colonialismo, extrativismo e capitalismo» e que é «crucial corrigir os erros do passado para alterarmos o nosso futuro.»

O manifesto que contém soluções propostas nas áreas dos transportes públicos, energia, agricultura e florestas, educação, ciência e cidadania, mineração, urbanização e mar e oceano pode ser encontrado online no web site da Greve Climática Estudantil, para além de outras informações sobre a organização.

PARTILHAR: