[object Object]
21.03.2022POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra associa-se à Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla no Dia Mundial da Floresta e da Árvore

As iniciativas do Município de Coimbra passaram no Parque Verde do Mondego, Vale do Rosal em Santa Clara, Monte Formoso e Programa Eco-Escolas. Ainda houve tempo para informar que a divulgação do plano de arborização “está para breve”.

Logo pela manhã, no Parque Verde do Mondego foi plantado um Ulmeiro – “Árvore da Vida”. Para a cerimónia o Município associou-se a uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) realça o simbolismo da iniciativa.

A Coordenadora da delegação de Coimbra da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Gabriela Condesso, referiu que apesar da evolução por parte da sociedade das entidades de saúde e de emprego mas com a pandemia, a esclerose múltipla foi uma das patologias que ficou esquecida.

Ana Alves é licenciada em Comunicação Organizacional pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Está empregada numa grande empresa nacional. Quando os surtos de Esclerose Múltipla (EM) surgem a jovem fica muito debilitada o que condiciona a atividade profissional. Para os portadores da doença de esclerose múltipla a maior dificuldade, na opinião da jovem, passa por “encontrar um trabalho adequado”.

No nosso país tem um Regime Especial de Proteção na Invalidez que protege as pessoas com EM. Ana Alves considera importante a sua existência. Chama no entanto a atenção de que as empresas pequenas têm dificuldade em cumprir o regime. Realça que a existência da quota de deficiente nos serviços públicos pode ser “uma mais-valia”.

O espaço verde do Vale do Rosal em Santa Clara, foi requalificado. Hoje acolheu a visita das entidades camarárias. O município promoveu também uma ação ambiental no Monte Formoso e ainda com a plantação de espécies arbustivas no âmbito do Programa Eco-Escolas.

Francisco Queirós, que tem a cargo os Espaços Verdes e Jardins da Câmara Municipal, revela que o o Inventário do Arvoredo Urbano e o Plano de Arborização para 2022 está pronto e vai ser apresentado em breve.

O vereador com pelouro do Ambiente, Carlos Lopes, falou-nos do Plano Municipal das Alterações Climáticas que está a ser reformulado. Lembrou que o Município se candidatou a ser uma ‘Smart City’ e revelou que para além de tudo isto está a ser “feito um levantamento florestal”, de que dará conta dentro de alguns dias.

De acordo com o vereador Carlos Lopes, a CMC tem prevista uma intervenção no edificado do Parque Verde, nos pavilhões dos desportos náuticos, construídos durante o Programa Pólis e a necessitarem de requalificação. Os custos financeiros determinam o faseamento dos trabalhos, o vereador informou que há financiamento europeu e que espera em breve iniciar a intervenção resolvidas que sejam algumas questões com o arquiteto com a patente do projeto.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: