[object Object]
07.03.2022POR Isabel Simões

Celeste Amaro já não é programadora do Convento São Francisco

A antiga Diretora Regional de Cultura do Centro, deixou de liderar a equipa da estrutura cultural camarária depois de ter assumido funções na última terça-feira, dia 1 de março.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, justifica a sua tomada de decisão com a falta de “integração em torno dos elementos da equipa”. O autarca contou à comunicação social, no final da reunião da Câmara Municipal de Coimbra de segunda-feira, dia 7 de março, que ainda não decidiu quem vai substituir Celeste Amaro.

Apesar de constatar a necessidade de brevidade em nova escolha de uma pessoa para ocupar o lugar de programador do Convento São Francisco, o autarca lembra que a anterior programadora, a arquiteta Isabel Worm deixou, a seu pedido, a programação do Convento São Francisco pronta até final de setembro. Do ponto de vista de José Manuel Silva a decisão vai ser tomada com “alguma brevidade mas sem stress nenhum”.

De acordo com a Agência Lusa, Celeste Amaro publicou na sua página pessoal da rede social Facebook uma nota em que afirma ter ido “contra o poder instalado, contra as elites instituídas e a favor da democratização da cultura e da reconciliação do Convento com a cidade, porque considero que o Convento é de e para a cidade”.

Convidado a comentar a publicação, José Manuel Silva agradeceu a “disponibilidade” que Celeste Amaro demonstrou na curta ocupação do cargo e mencionou a razão para a decisão que tomou.

A escolha da antiga deputada do PSD para assumir a programação do Convento São Francisco tinha merecido a crítica de várias forças políticas presentes na Assembleia Municipal de Coimbra, entre elas PS, PCP e Cidadãos por Coimbra.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: