[object Object]
21.12.2021POR André Jerónimo

Joana Gonçalves: “TAGV tem custos muito elevados”

O balanço da retoma das aulas presenciais na Faculdade de Economia e a organização do Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (ENEEG) e do Bright Future, estiveram entre os principais assuntos da entrevista à presidente do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra (NEG/AAC) no programa Observatório de segunda-feira, 20 de Dezembro.

A presidente do NEG/AAC, Joana Gonçalves, descreveu uma retoma às aulas presenciais de acordo com as normas de segurança sanitária, e com muito entusiasmo por parte dos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). A dirigente do núcleo afirmou que “nem que seja para o convívio, os estudantes gostam de ir à faculdade” e garantiu que existe um ambiente de tranquilidade nos espaços da Economia. Apesar do regresso a práticas habituais e da diminuição da perigosidade do vírus, os casos de Covid-19 continuaram a atirar estudantes para o ensino remoto no primeiro semestre de aulas. Durante este tempo não esteve em vigor um sistema híbrido, estando os alunos totalmente em regime presencial. Apenas os alunos em isolamento tiveram de estar ligados a sessões online que os professores disponibilizaram sem levantar qualquer impedimento, explicou Joana Gonçalves.

“É incompreensível que algumas cantinas têm acesso [ao prato social] e outras não, sendo que há alunos com tantas necessidades.”

Se os dados para a zona do Polo 1 da UC são de diminuição da adesão às cantinas e ao prato social, Joana Gonçalves relata que para o lado da FEUC se vê “cada vez mais alunos a recorrer às cantinas” e o prato social contínua disponível na Cantina Vermelha. A estudante acrescentou ser “incompreensível que algumas cantinas têm acesso e outras não, sendo que há alunos com tantas necessidades”.

“São absurdos os preços que se praticam” no TAGV.

As atividades desenvolvidas pelo núcleo voltaram também à forma presencial. Do primeiro semestre, Joana Gonçalves destacou a organização de palestras e eventos recreativos, entre eles os que integraram o programa de abertura de aulas da faculdade. Os grandes eventos, revelou, foram todos apontados para acontecer no segundo semestre onde esperam maiores níveis de segurança sanitária e garantias de os conseguir realizar. Joana Gonçalves, revelou que a próxima edição do Bright Future está apontada para acontecer entre 30 de Março e 1 de Abril, enquanto o Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão vai ser organizado em Coimbra nos dias 16, 17 e 18 de Abril. O local desejado pelo núcleo para organizar o ENEEG seria o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) mas a opção só será possível através de patrocínios devido “aos custos muito elevados”. A presidente do NEG/AAC considerou que “há coisas que precisam ser mudadas” e que “são absurdos os preços que se praticam” no TAGV e noutros espaços da UC.

Os contactos da nova composição da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra também já iniciaram com o Núcleo de Gestão. Joana Gonçalves revelou que os dois grupos reuniram pela primeira vez na segunda-feira, dia 20 de dezembro, para se conhecerem e começar um trabalho em equipa. A estudante descreveu uma reunião de início de trabalho onde foram discutidas as principais necessidades de apoio que o núcleo necessitará para a concretização das atividades de maior dimensão.

 

PARTILHAR: