[object Object]

Francisco Veiga: “Coimbra tem um património e uma riqueza enorme”

O comentário à atualidade do programa Observatório de dia 17 de dezembro esteve a cargo do vereador do executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pela coligação Juntos Somos Coimbra, Francisco Veiga. Além de vereador da CMC, Francisco Veiga é também professor universitário, diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

“Aquilo que Coimbra tem para oferecer é muito, não só em património histórico, mas também nas tradições académicas”

Foi esta a tónica marcada pelo convidado que a Rádio Universidade de Coimbra recebeu para mais uma edição do Observatório. Francisco Veiga é vereador do executivo da CMC estando encarregue dos pelouros da: Saúde; Turismo; Estudos e Projetos Estratégicos; Sistemas de Informação; Modernização Administrativa; Património Histórico e Museus; Ensino Superior; Julgados de Paz; e ainda do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região de Coimbra. Neste comentário abordaram-se diversas temáticas ligadas às pastas sob a alçada do vereador.

Falou-se no âmbito da modernização administrativa sobre a desburocratização e digitalização da CMC, um dos objetivos que o atual presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, referiu ser fulcral para o sucesso do seu mandato; abordou-se a necessidade de remodelação de algum património histórico da cidade que está sobre a alçada do executivo camarário; houve espaço para falar sobre os 3.3 milhões de euros que serão atribuídos a Coimbra para investir na área da cultura, verba proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência; discutiu-se a atividade turística da cidade de Coimbra e a estratégia que pode ajudar a “vender a marca Coimbra”; e ainda se tocou na temática do estudo encomendado pela CMC a uma entidade externa com o intuito de avaliar as consequências da fusão e criação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

“Nós temos que saber vender a marca Coimbra”

Um dos pontos mais intensos deste comentário foi a abordagem à temática da posição de Coimbra no panorama turístico nacional e internacional. Não tecendo comentários acerca de executivos camarários anteriores, Francisco Veiga considera que o caminho para potenciar Coimbra é “uma questão da escolha de um estilo, um questão de método, uma questão de opção”, sendo o essencial deste ponto a descoberta da maneira correta de “vender” todas as valências da cidade que o professor considera detentora de um potencial enorme. Uma das questões fulcrais desta problemática é, para Francisco Veiga, a de não cingir a “marca Coimbra” à Universidade de Coimbra, mas sim abranger um conselho inteiro que está repleto de património disponível a ser apreciado e que apenas tem que ser corretamente apresentado ao turista. Francisco Veiga rematou esta temática afirmando que, neste âmbito, o principal objetivo do executivo camarário a que pertence é o de colocar Coimbra nos holofotes do turismo nacional e internacional, ou, como disse, no “primeiro mundo” do turismo.

“O grande objetivo é manter permanentemente a articulação entre a Câmara e as entidades do ensino superior”

No segmento final da entrevista houve ainda espaço para abordar o ensino superior, sendo o atual executivo camarário de Coimbra o primeiro com um vereador encarregue de um pelouro especialmente dedicado às instituições de ensino superior da cidade, neste caso, ao cargo do próprio Francisco Veiga. O foco do vereador é manter uma relação harmoniosa entre CMC e as instituições de ensino superior sediadas na cidade, não negando a sua proveniência enquanto professor da Universidade de Coimbra onde ainda é docente, que o ajuda a manter um elo de ligação entre as instituições. O professor universitário deixou ainda bem explícita a nota de que considera que, para o desenvolvimento da cidade, a CMC e a UC não podem estar “de costas voltadas”.

“Eu já falei com o Cesário, até falei com ele antes de ele ser o presidente da Direção Geral da Associação Académica”

Foi assim que Francisco Veiga ilustrou a relação que mantém com a comunidade estudantil da Universidade de Coimbra, referindo que já havia dialogado com o atual presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Cesário Silva, mesmo antes de este ter ganho as eleições para o órgão, garantindo a sua disponibilidade para ajudar o dirigente da DG/AAC naquilo que estivesse ao seu alcance independentemente do desfecho do ato eleitoral.

“Eu estou aqui para responder às necessidades da Universidade de Coimbra” é a frase que parece ser o mote do vereador com o pelouro do Ensino Superior, tendo deixado bem presente que o seu objetivo final com esta pasta é o de contribuir para que Coimbra seja uma cidade atrativa para os estudantes de qualquer uma das instituições de ensino superior da cidade, querendo dotar a “cidade dos estudantes” de todas as valências necessárias para alcançar essa meta.

Para escutar o comentário do vereador Francisco Veiga na íntegra, pode consultar o podcast presente no topo deste artigo.

 

PARTILHAR: