[object Object]

Coimbra inaugura primeiro Centro de Testagem gratuita à Covid- 19

Na Inauguração do primeiro centro de testagem à Covid-19 de Coimbra, Amílcar Falcão e José Manuel Silva destacaram a importância deste novo espaço, no sentido de colmatar as falhas relativas à grande afluência nas farmácias.

Coimbra inaugurou hoje, dia 16 de Dezembro, com presença de José Manuel Silva e Amílcar Falcão,o seu primeiro Posto de Testagem Gratuito à Covid-19, localizado na Praça da República. Este Centro resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Coimbra(CMC), para com a Universidade de Coimbra(UC), mais concretamente com o Laboratório da Análises Clínicas da Universidade. A iniciativa está de acordo com as orientações da Direção geral de Saúde(DGS), tendo como objetivo a testagem da população em geral, especialmente em zonas de restauração e diversão noturna.

Na intervenção de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), o autarca refere que foi contactado pela Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP) numa tentativa de colaboração por parte da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), ao que esta respondeu positivamente.

José Manuel Silva, apela mais uma vez à vacinação, frisando que a maior parte dos internados nos cuidados intensivos são pessoas não vacinadas contra a Covid- 19.

Questionado sobre como surgiu esta iniciativa , Amílcar Falcão, afirma que este Centro surgiu após um aumento significativo da testagem nos laboratórios da universidade,e também como resposta à grande afluência da mesma nas farmácias, afluência essa cujas farmácias já não estavam a conseguir dar resposta.

Assim, o Reitor da Universidade de Coimbra remata que esta é uma iniciativa de grande importância para toda a comunidade conimbricense, sendo que oferece de forma gratuita a possibilidade de testagem, numa zona central da cidade.

O horário de funcionamento é das 18h00 às 23h00, de Segunda- feira a Sábado, encerrando apenas ao Domingo. Este horário de funcionamento deve-se principalmente à necessidade de responder à falta de alternativas gratuitas, e a grande afluência nas farmácias.

PARTILHAR: