[object Object]

“Cover de Bruxelas” celebra o seu 25º aniversário com novo disco

“Cover de Bruxelas” assinala o seu aniversário com um novo disco de versões dedicado a José Braga, antigo locutor do programa da RUC.

25 anos depois da estreia, no longínquo ano de 1996, o “Cover de Bruxelas” celebra agora as “bodas de prata” com a Rádio Universidade de Coimbra (RUC).

Em conversa com a RUC, Rui Ferreira, locutor que acompanha o programa desde o princípio, revelou que o programa nasceu de uma paixão conjunta com José Braga, sob o pseudónimo de Hugo Panzer, por “discos e versões”. Apesar das alterações no programa, que é agora feito em parceria com Fernando Alves, o radialista não se mostrou com vontade de pôr fim ao projeto.

Para celebrar a data, a editora Lux Records vai lançar um disco comemorativo com algumas sessões gravadas ao longo dos últimos anos. O locutor da RUC explicou que as sessões do “Cover de Bruxelas” remontam ainda ao tempo em que o colega José Braga fazia parte do programa, mas que as versões que integram o álbum (gravadas por D30, Raquel Rocha & Pedro Renato (2016), Birds are Indie (2017), Dirty Coal Train (2019) e Catenary Wines (2020)) não têm apenas mais qualidade como são também exclusivas do programa.

O disco, intitulado “Cover de Bruxelas Sessions – Volume 1”, conta com 3 versões de cada um dos grupos, contabilizando assim um total de 15 músicas. De acordo com Rui Ferreira, já aconteceram algumas das gravações para o 2º volume, que deve estar para breve.

O associado da RUC salientou que o lançamento do disco é dedicada ao ex-colega José Braga (ícone da RUC que dá nome à sala de discos da estação), falecido no passado ano de 2012. Segundo afirma, as versões presentes neste disco deveriam deixar o antigo membro da rádio conimbricense “muito contente”.

Apesar de não conseguir garantir mais 25 anos de “Cover de Bruxelas” (embora gostasse), Rui Ferreira quer continuar a fazer o programa enquanto conseguir, pelo que o projeto vai continuar a ser apresentado à direção de programas da RUC.

O programa pode ser ouvido na antena da RUC, em 107.9 ou em ruc.pt, todas as quintas-feiras, pelas 22h00. Pode ainda aceder ao nosso serviço de podcasts para ouvir o programa em diferido.

Para ouvir a entrevista completa pode clicar no link acima ou aceder através do Spotify.

PARTILHAR: