[object Object]

Regresso às aulas ‘online’ gera descontentamento entre alunos da ESEC

Surto de Covid-19 detetado entre estudantes de vários cursos da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) motivou a retoma das aulas por videoconferência.

Os casos foram todos identificados na última semana e precipitaram o regresso do ensino remoto até ao fim do semestre, para todos  os matriculados naquela escola do Instituto Politécnico de Coimbra. A situação desagrada a vários alunos e alunas que temem ser prejudicados na aprendizagem.

Ana Rita, aluna da ESEC, afirmou em entrevista RUC que a passagem para aulas ‘online’ até ao final do semestre é uma medida desnecessária já que os ajuntamentos continuam e as aulas não são meios de propagação de alto risco. A estudante descreveu a diferença de tratamento que os estudantes sentem: aqueles que testaram positivo à Covid-19 encontram-se em isolamento, enquanto a normalidade nos comportamentos impera na comunidade.

A estudante realçou que muitos cursos da ESEC são de natureza prática e manifestou preocupação pelo prejuizo que pode causar uma vez que as avaliações e trabalhos terão de ser reformulados a três semanas da pausa letiva. Existe também um cansaço nos estudantes pelo facto de já terem passado pela mesma situação no ano passado e sentirem que é inevitável serem novamente prejudicados.

A estudante deixou ainda uma proposta para mitigar o surto de Covid-19: ao invés de passar as aulas online criarem-se despistes com testagem das turmas com casos positivos.

Na última semana, a partir do momento que os alunos começaram a fazer auto testes de despiste, surgiram mais casos de Covid-19. Apesar de alguns falsos positivos, o número de casos positivos à Covid-19 com recurso a testes PCR foi significativa, adianta a estudante.

A RUC consultou o diretor da ESEC, Rui Antunes, que esclareceu as medidas tomadas pela escola. O director lembrou que faltam apenas três semanas para a pausa do ano letivo, pelo que a escola decidiu ser preferível pausar as aulas presenciais na maioria dos cursos. Os cursos de Teatro e Desporto mantém aulas presenciais. O tele-trabalho foi recomendação do Governo para a fase de calamidade em que o país está, lembrou. Pode ouvir o depoimento na totalidade no ‘podcast’ acima.

Fotografia: redes sociais da ESEC

PARTILHAR: