[object Object]

Alexandre Azevedo: “Independentemente dos 100 anos de História, [presidir a uma secção centenária] é um orgulho”

O centenário da Secção de Atletismo da Associação Académica de Coimbra (SA/AAC), que se realizou no último fim-de-semana, foi o tema em destaque no espaço de comentário do Observatório.

Depois de, no passado sábado, dia 20, a Secção de Atletismo da Associação Académica (SA/AAC) ter celebrado o seu 100º aniversário, o espaço de comentário do Observatório desta quinta-feira, dia 25, ficou a cargo de Alexandre Azevedo, presidente da SA/AAC.

“As conquistas são inúmeras… são 100 anos, eu não me lembro de todas”

O presidente da SA/AAC deu destaque ao vasto palmarés da secção ao longo da sua história. De entre as “inúmeras” conquistas que se contam desde 1921, época a que remontam os primeiros registos oficiais, Alexandre Azevedo lembrou os vários atletas internacionais que já passaram pelo atletismo academista, os recordes distritais e nacionais ou as conquistas coletivas, como a vitória no Campeonato Nacional de Clubes da 2ª Divisão, que agora celebra 10 anos.

“O sr. Jorge Carvalho, uma figura mítica da nossa secção, relembra sempre que o livro é somente uma síntese”

O centenário da secção ficou marcado pela publicação de um livro comemorativo da data, da autoria de Jorge Carvalho. O dirigente desportivo sublinhou que as menos de 100 páginas que compõe esta publicação representam apenas uma síntese daquilo que é a história da SA/AAC.

Segundo Alexandre Azevedo, a escrita deste documento consistiu numa “luta contra o cronómetro e contra a fita métrica”, uma vez que, conforme indica, “o atletismo é um desporto que se faz através de registos”. No entanto, as várias fotografias e recortes de jornais que o livro compila são, no seu entender, insuficientes para descrever todas as “incontáveis” grandes vitórias e resultados da secção.

“A pior lembrança que nós temos de 2020 não é, infelizmente, o surgimento da pandemia da covid-19, mas a partida do sr. Mário Rui Ferreira, antigo presidente da SA/AAC”

No final da entrevista, Alexandre Azevedo aproveitou para relembrar o seu antecessor, Mário Rui Ferreira, que faleceu no passado ano de 2020. Para o atual presidente da SA/AAC, este é um nome a quem o atletismo academista muito deve, apontando-o como “um dos grandes responsáveis pelos êxitos mais recentes da secção”.

Depois de um ano para esquecer, no qual “a secção ficou um bocadinho parada”, o entrevistado explicou como os membros da atual direção acataram a responsabilidade de “arrumar a casa”, tendo entretanto assegurado o regresso do treinador Francisco Fachada e conseguido avançar com a captação de novos atletas (inclusive alguns estudantes da Universidade de Coimbra (UC)).

Para ouvir a entrevista na íntegra pode aceder clicando no link acima ou através do nosso Spotify.

 

PARTILHAR: