[object Object]

Eleição dos Comissários da Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2022 adiada em véspera de ato eleitoral

O Conselho Fiscal da Associação Académica de Coimbra, numa reunião de última hora, decidiu por unanimidade adiar as eleições para os Comissários da Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2022 (COQF22). O motivo para esta decisão está no não envio por parte da Universidade de Coimbra para o Conselho Fiscal dos dados referentes aos alunos com capacidade eleitoral para esta eleição dentro dos prazos previstos nos Estatutos da Associação Académica de Coimbra.

A eleição dos comissários da COQF22 estava marcada para hoje,  dia 24 novembro das 10h às 19h na cantina dos grelhados, estando a Comissão Eleitoral entregue a Matias Correia, Dux Veteranorum após deliberação do Conselho Fiscal. Tudo parecia decorrer com normalidade, até que perto da meia noite de ontem, o Conselho Fiscal convocou uma reunião de emergência por não ter recebido ainda os dados referentes aos eleitores a serem usados nos cadernos eleitorais. Laurindo Frias, presidente do Conselho Fiscal,  em declarações aos orgãos de comunicação social  da AAC nesta madrugada, aponta a polémica dos emails como a razão para este atraso da Universidade de Coimbra. Acrescenta também que essa situação gerou desconforto na instituição e que a UC poderá estar a ponderar neste momento, quando e como ceder dados à AAC nas várias situações.

Estatutariamente é do Conselho Fiscal a responsabilidade de submeter o pedido dos dados à Universidade de Coimbra. Uma vez recebidos pelos serviços da UC, são reencaminhados para a Comissão Eleitoral. O pedido foi feito, mas a resposta não chegou em tempo útil. Laurindo Frias fala de uma quebra de confiança entre as duas instituições.

Também de acordo com os estatutos, os cadernos eleitorais devem estar acessíveis 14 dias antes da data da eleição. O pedido foi feito apenas na semana passada e só chegou ao delegado dos dados de forma oficial no dia de ontem após várias trocas de emails. A decisão  favorável à cedência dos dados só foi conhecida no final do dia de ontem, pelo que os cadernos para a eleição só estariam prontos hoje, dia do ato eleitoral. Com menos de 12 horas para a abertura das urnas, o Conselho Fiscal decidiu por unanimidade adiar as eleições. Laurindo Frias refere que foi uma decisão difícil, mas que dada a gravidade da situação teve que ser tomada. Acrescenta ainda que “sem saber quem é que vota é complicado fazer uma eleição”.

A recomendação do Conselho Fiscal para o presidente da Comissão Eleitoral da COQF22 é que as eleições aconteçam dentro de sensivelmente uma semana, no dia 1 de dezembro,  de forma a dar tempo para a elaboração e impressão dos cadernos eleitorais.

O presidente do Conselho Fiscal reconhece que esta decisão não agrada a maioria das pessoas mas afirma que “é a decisão correta e estadutária”.

Será agora o presidente da Comissão Eleitoral, Matias Correia, a indicar a nova data destas eleições.

PARTILHAR: