[object Object]

Emails enviados pela Lista V envoltos em polémica

O presidente da Comissão Eleitoral, Laurindo Frias, afirmou ainda não estar confortável para comentar o caso que envolve o envio de milhares de mensagens de correio eletrónico endereçadas pela Lista V, lista candidata à Direção Geral e à Mesa da Assembleia da Associação Académica de Coimbra, aos estudantes.

Durante a madrugada do passado dia 17 (dia em que se cumpria o dia de reflexão relativo às eleições para a Direção-Geral (DG/AAC) e para a Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC)), milhares de estudantes receberam nas suas caixas de correio eletrónico uma mensagem de apelo ao voto endereçada pela Lista V – Académica de Valores.

No decorrer da tarde, a Lista T – Tudo pela Académica fez uso das suas redes sociais para publicar uma nota de repúdio, garantindo que o comportamento da lista adversária não representava “os valores por que se pauta a Associação Académica de Coimbra”.

Laurindo Frias, presidente da Comissão Eleitoral, explicou à RUC quais as principais queixas da lista encabeçada por Pedro Marques Dias e Mariana Pereira.

Entretanto, a Lista V já respondeu, também com recurso às redes sociais, procurando esclarecer que os dados utilizados eram públicos e que os emails teriam sido enviados antes do término da campanha, tendo chegado a alguns destinatários após a meia-noite. O comunicado, assinado por Cesário Silva e Daniel Tadeu, afirma que “esta candidatura vê as ofensas que têm circulado por parte de alguns de uma desonestidade intelectual, fruto de quem não é adepto da democracia e anseia por não a pugnar e levar a cabo.”

O presidente do Conselho Fiscal (CF/AAC), que nestas eleições assumiu a Comissão Eleitoral, explicou que ainda não se encontra em condições de “fazer comentários diretos sobre a situação”, uma vez que o caso ainda tem de ser examinado.

Para Laurindo Frias, este foi mais um obstáculo que foi colocado ao dia de reflexão – algo que, relembra, contestou desde a primeira instância.

Na opinião do presidente da Comissão Eleitoral, esta polémica não abala a legitimidade das eleições. Segundo Laurindo Frias, tem que se estabelecer uma diferença entre a plataforma das eleições, na qual manifesta total confiança, e “emails e bases de dados”.

Depois do voto antecipado, que aconteceu na passada segunda-feira, dia 15, a votação geral das eleições para a DG/AAC e para a MAM/AAC acontecem nesta quinta-feira, dia 18, entre as 10h00 e as 19h00, e opõe os candidatos das lista P, T e V.  A localização das diferentes urnas e demais informação relativa à eleição está disponível no site https://eleicoes.academica.pt/.

Durante a noite de dia 18, a RUC vai fazer o acompanhamento da noite eleitoral numa emissão especial que tem início às 20h00 e que termina com a conclusão do processo. Pode acompanhar a emissão em ruc.pt ou em 107.9FM.

PARTILHAR: