[object Object]
16.11.2021POR Miguel Tavares

Daniel Tadeu: “A Assembleia Magna necessita de recuperar o seu brio”

A revitalização da Assembleia Magna, propostas para aumentar a participação dos estudantes no órgão máximo da AAC e os prós e contras de descentralizar o local de realização do mesmo, foram os pontos em destaque da entrevista ao candidato à presidência da Mesa da Assembleia Magna pela Lista V – Académica de Valores.

O comentário da passada sexta-feira, dia 12, contou com a participação de Daniel Tadeu, candidato da Lista V – Académica de Valores à presidência da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC).

“A partir do momento em que apresentámos a candidatura, já sabíamos o que tínhamos de fazer.”

Daniel Tadeu, atual aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), deixou claro à partida de que tanto ele como a sua equipa estão cientes das responsabilidades do cargo a que se candidatam, prometendo não repetir os eventos deste ano que viu a mesa de João Lincho a afastar-se das suas responsabilidades relativamente aos atos eleitorais da Académica. Nas palavras do candidato, “não temos problemas em pedir ajuda” caso alguma situação surja com a qual não se sintam preparados para lidar.

“É inadmissível (a Assembleia Magna) ter a participação que tem atualmente”

No entender do estudante da FLUC, o principal objectivo para o seu eventual mandato na presidência da MAM/AAC tem de passar pela re-aproximação da Magna aos estudantes, focando-se em criar assembleias mais participadas e com espaço para discutir os problemas “reais” dos estudantes. A falta de interesse da comunidade estudantil é uma realidade, reconhece Daniel Tadeu, e não há soluções óbvias. As suas propostas passam por investir em divulgação mais atempada, e dar mais espaço nas assembleias para a intervenção dos associados. Isto, no entender do candidato, reflecte-se em assembleias mais frequentes, com ordens de trabalho mais curtas, com espaço para todos poderem falar sem resultar em Magnas intermináveis.

“A descentralização não vai trazer mais estudantes à Assembleia Magna”

No que toca às propostas ouvidas nos debates quanto à descentralização das Assembleias Magnas, esta não é a solução para atrair mais estudantes. Havendo temas específicos a discutir que se foquem mais em determinados pólos da UC, aí fará sentido pensar em assembleias descentralizadas pontuais, diz Daniel Tadeu. Mas não vê mais estudantes a aderir apenas por ser realizada num local diferente – essa mudança só deverá acontecer quando a MAM/AAC se tornar mais próxima. Outra possibilidade apontada para trazer mais estudantes de fora do Pólo I seria a de facilitar as deslocações, com Daniel Tadeu a apontar eventuais parcerias com a Câmara Municipal e SMTUC para tornar isso uma realidade.

Para ouvir esta entrevista na íntegra pode aceder clicando no link acima ou através do nosso Spotify.

PARTILHAR: