[object Object]

Participação no voto antecipado e a enchente do debate RUC/Cabra são os destaques da campanha eleitoral

Numa semana repleta de autocolantes, canetas e outros brindes, as três candidaturas tentaram conquistar os votos dos associados academistas.

Terminou ontem a campanha eleitoral para a Mesa da Assembleia Magna (AM/AAC) e para a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC). Numa campanha marcada pelo regresso dos eventos presenciais e dos vários debates entre os candidatos, um dos principais destaques desta campanha foi mesmo o voto antecipado, que aconteceu durante o dia de ontem (segunda-feira) na antiga Cantina dos Grelhados. Foram cerca de 1400 estudantes que exerceram de forma antecipada o seu direito de voto. Ghyovana Carvalho, candidata à DG/AAC pela lista P avalia os números como “muito positivos”, apesar das dúvidas sobre o esclarecimento e liberdade de muitos destes votos.

“Espero que não tenha existido nenhum tipo de pressão”, afirma Ghyovana Carvalho.

Já Cesário Silva, candidato da lista V, classifica os números do voto antecipado como um “marco positivo”. O estudante da FCTUC relembrou a importância do mecanismo do voto antecipado no combate à abstenção.

“As pessoas estão interessadas e querem fazer um voto informado”, afirma Cesário Silva

Pedro Marques Dias candidato da lista “T” admite que os números são “animadores”. A praticamente certa redução da abstenção no ato eleitoral de 2021 é para o candidato proveniente da Faculdade de Direito um sinal de qualidade democrática da academia.

Outro dos destaques da campanha eleitoral foram os três debates que decorreram entre os diversos candidatos. O Auditório da Reitoria foi o palco do grande debate desta campanha, numa organização partilhada entre a RUC e o Jornal Universitário a Cabra. A presença de centenas de estudantes e o elevado número de ouvintes  da emissão da Rádio Universidade de Coimbra deixou Ghyovana Carvalho muito “feliz”, sendo na opinião da estudante de Direito a prova de que os estudantes “querem saber” do processo eleitoral. Na perspectiva da candidata os sucessivos debates foram fundamentais para desmontar a narrativa de que os estudantes não querem saber. Uma narrativa que Ghyovana Carvalho promete continuar a batalhar.

 

Relativamente ao debate Cesário Silva salientou que muitos estudantes saíram diretamente das suas aulas para o auditório da reitoria. O elevado número de estudantes presente no debate é na perspetiva de Cesário Silva uma prova que os estudantes quiserem conhecer os diferentes projetos.

Pedro Marques Dias lembrou as suas memórias de outros debates e admitiu mesmo que foi um privilégio dar a cara pela lista que lidera perante um auditório cheio.

Sobre auditório cheio: “Foi uma sensação perfeitamente indescritível”, refere Pedro Marques Dias

O calendário eleitoral marca a votação geral para quinta-feira, dia 18, entre as 10:00 e as 19:00, e o dia de reflexão é na quarta anterior ao voto geral, dia 17 de Novembro. A localização das urnas e demais informação relativa à eleição dos dois órgãos sociais da Académica está disponível no site: https://eleicoes.academica.pt/.  Na quinta-feira pode contar com a cobertura da RUC numa emissão que arranca depois das 20:00

PARTILHAR: