[object Object]
12.11.2021POR Sara Lopes

Mariana Pereira: “Queremos aumentar a afluência da Magna com estudantes de todos os pólos”

A descentralização da Assembleia Magna, a importância do conhecimento da ordem de trabalhos por parte dos estudantes e a questão da contagem de votos foram os principais temas abordados por Mariana Pereira.

O comentário do Observatório da passada quinta-feira, dia 11, contou com a participação de Mariana Pereira, atual secretária da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e candidata da Lista T à presidência da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC).

“Ao propor descentralizar a Assembleia Magna queremos levar a AAC a novos estudantes”

Mariana Pereira afirma que é essencial a descentralização da Assembleia Magna de forma a que os estudantes “possam vir a frequentar as atividades da casa mesmo que não sejam dentro do seu pólo”.  Para que todos possam ter acesso às mesmas, a candidata sugere a disponibilização de um autocarro da AAC que transporte os estudantes que não se possam deslocar.

“Propomos explicar aos estudantes os documentos que vão ser discutidos e a ordem de trabalhos de forma a combater o desconhecimento que por vezes existe”

A atual secretária da DG/AAC considera que é importante não só a descentralização da Assembleia e dos seus trabalhos, mas também a divulgação e a consciencialização sobre os assuntos que são discutidos em Assembleia Magna. A Lista T propõe-se assim a explicar mais profundamente aos estudantes os assuntos que vão ser discutidos na Assembleia Magna, o porquê dessa discussão e os documentos que nela cão ser tratados.

“Temos de ter em conta a situação pandémica que a última Assembleia Magna atravessou”

Caso vença estas eleições, Mariana Pereira indica que o primeiro passo será “marcar o mais rapidamente possível as eleições para assembleia de revisão estatutária” às quais se deve seguir “um período de discussão pública” em que pretende também “oscultar todas as estruturas da casa para que possam dar o seu contributo”.

Para além destes três aspetos, a cabeça de lista da Lista T à MAM/AAC pretende que os estudantes voltem em maior número à Assembleia Magna que, devido à pandemia, tem visto o seu número de participantes reduzido. No sentido de resolver a questão da contagem de votos, que se tem afigurado como um dos principais problemas no decorrer do último ano, a candidata manifestou a vontade de trazer de volta as guias de voto.  Mariana Pereira remata ainda dizendo que a lista propõe “desempenhar o mandato na totalidade cumprindo as responsabilidades das eleições para os órgãos centrais da AAC”.

Para ouvir esta entrevista na íntegra pode aceder clicando no link acima ou através do nosso Spotify.

 

 

 

PARTILHAR: