[object Object]

Ghyovana Carvalho: “Temos de saber gerir o que nos dão, mas reivindicar aquilo que não nos querem dar e que é nosso por direito”

Em semana de campanha a RUC recebeu esta terça-feira, dia 9, os candidatos pela Lista P “Académica Presente”. Ghyovana Carvalho é a candidata da lista à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

A não participação dos estudantes na Academia é um dos problemas que a Lista P, de Ghyovana Carvalho, traz para debate. A candidata confessou que sente existir uma “diferenciação entre os dirigentes associativos e os estudantes e associados”, o que para si gera um distanciamento nas relações. “Qualquer pessoa pode e deve preocupar-se com a Académica e todas as opiniões contam”, remata a mestranda em Direito que procura uma “Académica Presente”.

Também a luta contra a propina é uma das bandeiras levantadas por Ghyovana Carvalho, que refere que esta lute se baseia no principio constitucional que é o direito à educação. “A educação tem sido um privilégio”, lamenta a candidata frisando que quer “todos os estudantes incluídos na isenção da propina”. A estudante garantiu ainda que mesmo que não seja eleita não vai desistir da luta pela propina zero.

“Nós somos uma associação, não somos um negocio nem uma empresa”

No que toca à atitude que a próxima DG deve ter a candidata referiu que esta deve “seguir aquilo que a comunidade estudantil estipula, mas  também perceber o que está em falta e sair à rua se for necessário”. “Uma DG não tem de esperar pelas reivindicações dos estudantes para começar a agir”, acrescenta Ghyovana Carvalho. Para a estudante não se tem dado a devida urgência aos problemas da AAC e os associados “têm se esquecido a quem têm de exigir os seus direitos”. A candidata pela Lista P aponta que “os apoios não foram pedidos com a força suficiente” e que tanto o Estado, como a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra têm responsabilidade em garantir a sobrevivência da AAC. Ghyovana Carvalho relembra ainda que “A DG/AAC é eleita para ser a voz dos estudantes perante a reitoria e todas as ouras instituições e não se pode ter medo de exigir o que os associados pretendem”.

A eleição da Direção-Geral e Mesa da Assembleia Magna da AAC estão marcadas para o dia 18 de novembro, entre as 10 horas e as 19 horas em votação geral. Antes disso os estudantes têm direito ao voto antecipado no dia 15 de novembro, entre as 10 horas e as 21 horas.

PARTILHAR: