[object Object]
18.10.2021POR Isabel Simões

PS e CpC unem vontades e elegem Mesa da Assembleia Municipal de Coimbra

Luís Marinho do Partido Socialista (PS) ganha por um voto o lugar de presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Coimbra. Graça Simões do CpC e Paulo Cardoso do PS são eleitos como primeira secretária e segundo secretário respetivamente.

Finda que foi a tomada de posse dos deputados municipais e órgãos da Câmara Municipal realizou-se a primeira Assembleia Municipal de Coimbra (AMC), eleita para os próximos quatro anos. Como ponto único em agenda, a eleição da Mesa da Assembleia.

O Partido Socialista (PS) uniu-se ao movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) e propôs uma lista encabeçada por Luís Marinho do PS para presidente da Assembleia Municipal, Graça Simões do CpC para primeira secretária e Paulo Cardoso do PS, presidente da Freguesia de Torres do Mondego para segundo secretário.

A coligação Juntos Somos Coimbra apresentou uma lista liderada por Lídia Pereira tendo Francisco Rodeiro do PSD, e presidente de Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais como primeiro secretário, e Lara Figueiredo do partido Nós Cidadãos!, como segunda secretária.

A lista liderada por Luís Marinho  ganhou com 23 votos. A lista de Lídia Pereira teve menos um voto. Cinco dos deputados municipais votaram em branco e existiu um voto nulo.

Lídia Pereira apenas liderou a parte da votação. Antes permitiu-se a um breve discurso de conciliação em que apelou a entendimentos “por amor a Coimbra”.

Depois de conhecidos os resultados a deputada do CDS, Helena Mendes, expressou o sentimento de que Coimbra perdeu a oportunidade de ter uma mulher à frente dos destinos da Assembleia Municipal.

A proposta de resolução apresentada por Manuel Pires da Rocha da CDU para que a Assembleia Municipal tenha orçamento próprio, gabinetes e funcionários para os grupos parlamentares foi secundada por Ricardo Lopes da Coligação Juntos Somos Coimbra e por Ferreira da Silva do PS. A proposta ficou para agendamento em próxima reunião da Assembleia Municipal.

Já João Malva deputado do CpC apresentou uma proposta de criação do Provedor do Munícipe que também ficou para agendar. Luís Marinho, novamente eleito presidente da AMC encerrou os trabalhos.

PARTILHAR: