[object Object]

Autárquicas 2021. Todas informações, resultados e reações em Coimbra

Acompanhe a noite eleitoral autárquica do concelho de Coimbra. Os cidadãos foram, hoje, às urnas para eleger onze mandatos para a Câmara Municipal de Coimbra, trinta e três mandatos eleitos diretos para a Assembleia Municipal e dezoito presidentes de junta que também têm assento na Assembleia Municipal.

José Manuel Silva é o novo presidente da Câmara Municipal de Coimbra

A coligação “Juntos Somos Coimbra”, que junta PSD/CDS/PPM/Volt/RIR/Aliança/“Nós, Cidadãos”, teve uma votação global, nas dezoito freguesias de Coimbra, de 43,92%, com mais de 29 mil votos. Apesar de ter uma votação abaixo dos 50%, o “Juntos Somos Coimbra” conseguiu a maioria absoluta na vereação. Em 11 vereadores possiveis, a coligação vencedora elegeu seis vereadores.

Manuel Machado e o Partido Socialista (PS) ficaram em segundo lugar, com 32,65% e mais de 21 mil votos. O PS garantiu 4 lugares de vereação na Cãmara Municipal de Coimbra.

A CDU ficou em terceiro lugar com 7,51% dos votos. Francisco Queirós conseguiu ficar com o último lugar da vereação na Câmara de Coimbra.

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) conquistou 6,29% dos votos globais em Coimbra.  O partido Chega, a Iniciativa Liberal e o PAN obtiveram 2,29%, 1,66% e 1,45% respetivamente. A coligação Coimbra é Capital obteve apenas 0,22% dos votos.

O PS é o partido com mais assentos na Assembleia Municipal de Coimbra e esquerda (PS+CDU+CpC) tem mais mandatos que a direita

Dos eleitos diretos, a coligação Juntos Somos Coimbra conseguiu garantir 15 mandatos, já o PS elegeu 12 mandatos. A CDU e o CpC conseguiram eleger 3 e 2 mandatos respetivamente. O estreante Chega consegue também eleger um mandato.

Em 33 mandatos de eleição direta,  a esquerda toda junta elegeu 17 mandatos. Se acrescentarmos os presidentes das Freguesias e Uniões de Freguesia que têm direito a pertencer à Assembleia Municipal por inerência, a esquerda assegura 29 dos 51 lugares que constituem a Assembleia Municipal de Coimbra, ou seja a direita (JSC+Chega) fica com 22. O PS é o partido com mais assentos ganhos na Assembleia Municipal de Coimbra, uma vez que ganhou 10 freguesias e elegeu 12 elementos de forma direta.

Assembleia Municipal de Coimbra 

Freguesias Eleitos diretos Total
PS 10 12 22
CDU 2 3 5
JSC 6 15 21
CpC 2 2
Chega 1 1
Total 18 33 51

Partido Socialista vence em número de freguesias

O Partido Socialista conseguiu vencer 10 das dezoito juntas de freguesia que estavam a eleições. A coligação “Juntos Somos Coimbra” conseguiu garantir seis juntas de freguesias. Ao perder na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, o PS ficou com menos uma freguesia em relação a 2017, em que ganhou 11. A CDU conseguiu manter as duas juntas de freguesia que tinha desde então, a União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila e a Junta de Freguesia de Cernache.

União das freguesias de Eiras e São Paulo de Frades é do “Juntos Somos Coimbra”

A coligação “Juntos Somos Coimbra”, venceu a eleição para a Assembleia de Freguesia nesta união de freguesias com a votação  de 40,55 %. O partido socialista teve 33,70 % e ficou em segundo lugar.

A CDU ficou em terceiro lugar com 11,26 %dos votos. Já o movimento “Cidadãos por Coimbra” garantiu 6,64% das intenções dos eleitores. O Chega conseguiu ter 3,11% dos votos.

União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas voltou a preferir José Simão e deu a vitória à coligação JSC

A coligação “Juntos Somos Coimbra”, venceu a eleição nesta união de freguesias com a votação  de 39,75%. O partido socialista teve 33,96% e ficou em segundo lugar.

A CDU ficou em terceiro lugar com 10,54% dos votos. Já o movimento “Cidadãos por Coimbra” garantiu 8,78% das intenções dos eleitores.

O Chega conseguiu ter 2,78% dos votos.

Santo António dos Olivais “continua” cor de laranja

A coligação “Juntos Somos Coimbra”,  que junta PSD/CDS/PPM/Volt/RIR/Aliança/“Nós, Cidadãos, teve maioria absoluta, com a votação  de 47,35%. O partido socialista teve 26,92 % e ficou em segundo lugar.

O movimento “Cidadãos por Coimbra” ficou em terceiro lugar com 9,9%. já a CDU tem 9,27%.

O Chega 2,34%.

“Juntos Somos Coimbra” vence na União de Freguesias de Coimbra

João Francisco Campos da coligação liderada por José Manuel Silva venceu com 54,14% dos votos, numa União de Freguesias que já era do candidato do PSD. O PS obteve 23,63% dos eleitores.

O movimento “Cidadãos por Coimbra” ficou em terceiro lugar com 10,83%. já a CDU tem 8,82%.

O chega obteve  2,69 %.

União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades votou em José Manuel Silva (JSC) para presidente da Câmara mas preferiu ficar com Jorge Veloso (PS) à frente da freguesia.

Na eleição para a Câmara Municipal de Coimbra, nesta união de freguesias, a coligação liderada por José Manuel Silva venceu com 40,23% dos votos, numa União de Freguesias que era, há 4 anos, votava em Manuel Machado (PS) para presidente de Câmara.

Já para a Assembleia de Freguesia o eleitorado continuou a apostar em Jorge Veloso do PS para presidente de junta. O PS conquistou obteve 46,81 % dos eleitores. O JSC 32,99 %.

O movimento “Cidadãos por Coimbra” ficou em terceiro lugar com 7,14 % já a CDU tem 6,78 %.

O chega garantiu 2,84 %.

São João do Campo mantém-se do PS

O Partido Socialista é vencedor, com maioria absoluta, na freguesia de São João do Campo, com 55,79 % dos votos. A coligação “Juntos Somos Coimbra” obtém das intenções dos eleitores.

A CDU garantiu 30,61 % dos votos na freguesia.

A primeira mensagem de José Manuel Silva é para os Investidores.

“É uma oportunidade para Coimbra recolocar-se num patamar onde já esteve”

O representante da coligação “Juntos Somos Coimbra” é o futuro presidente da Câmara Municipal de Coimbra e falou sobre o futuro da cidade.

“Juntos Somos Coimbra” é vencedor na União de Freguesias de Assafarge e Antanhol

A coligação Juntos Somos Coimbra garante dos votos. O Partido Socialista é segundo classificado com 32,04 % .

Na União de Freguesias de Assafarge e Antanhol, apareceu o primeiro resultado positivo do movimento Cidadãos por Coimbra. José Gouveia Monteiro obteve 7,66% dos votos.

A CDU conseguiu ter 6,77% dos votos.

” As pessoas votaram numa coisa que não sabem muito bem o que é”

José Gouveia Monteiro, lider do movimento Cidadãos por Coimbra, afirmou que os eleitores de Coimbra não estão mentalizados em que é que votaram.

São Silvestre é do Partido Socialista

O Partido Socialista é vencedor na freguesia de São Silvestre, com 49,82 % dos votos. A coligação “Juntos Somos Coimbra” obtém 31,11 % das intenções dos eleitores.

A CDU garantiu 14,74 %dos votos na freguesia.

Partido Socialista mantém União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela

O PS venceu, com 51,52 % das votações para a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela.

A coligação Juntos Somos Coimbra fica em segundo lugar com 33,41 %. A CDU obteve 9,55 % da vontade dos eleitores.

CDU “satisfeita” com os resultados

Francisco Queirós, vereador eleito pela CDU, afirmou que os resultados eram satisfatórios uma vez que, apesar da bipolarização do voto promovida pelas sondagens, a coligação conseguiu manter a sua força no concelho.

Cernache vota em José Manuel Silva para presidente da Câmara de Coimbra mas mantém a Junta de Freguesia na CDU

A CDU mantém a presidência da Freguesia de ernache com 43,07 %. O PS obtem 27 % é o segundo classificado. O Chega conquistou 3,55 %

Para presidente de Câmara Municipal de Coimbra Cernache optou por José Manuel Silva da coligação JSC. Em 2017 tinha optado por Manuel Machado.

“É um bom resultado para o movimento “Coimbra é Capital”

Inês Tafula deve ficar em ultimo classificado e, provavelmente, não vai atingir 1% nas eleições autárquicas para Coimbra. Ainda assim, a candidata assume que é um bom inicio para este projeto.

União de Freguesias de Souselas e Botão é a primeira vitória do “Juntos Somos Coimbra”

Rui Soares pela coligação liderada por José Manuel Silva venceu com 52,82% dos votos na União de Freguesias de Souselas e Botão. O partido socialista ficou em segundo lugar com 31,21% dos eleitores. A CDU tem 10,96% dos votos nesta União de Freguesias.

“O próximo executivo vai ter o trabalho facilitado”

Manuel Machado, candidato pelo partido socialista, garante que o executivo socialista fez tudo correto e que o projeto não estava terminado.

PS ganhou em União de Freguesias de São Martinho da Árvore e Lamarosa

O Partido Socialista venceu com 51,80% dos votos dos eleitores. O movimento “Juntos Somos Coimbra” ficou em segundo lugar com 41,67% de votos. A CDU ficou em terceiro lugar com 3,61%.

PAN predisposto a refletir sobre os resultados

Filipe Reis, candidato pelo PAN à Câmara Municipal de Coimbra, falou aos órgãos de Comunicação social sobre o resultado eleitoral.

Junta de Freguesia de Brasfemes é socialista

O Partido Socialista venceu com 59,26%. O movimento “Juntos Somos Coimbra” garantiu o segundo lugar com 19,54%.

A CDU obteve 16,13% dos votos.

Partido Socialista venceu na freguesia de Torres do Mondego

Com 55,83% dos votos, o PS garantiu a vitória na freguesia de Torres do Mondego. A CDU garante o segundo lugar com 22,8% dos votos da freguesia de Torres do Mondego. Já a Coligação “Juntos Somos Coimbra” obteve 18,52% das intenções de voto.

Freguesia de Almalaguês “continua” cor de rosa

O Partido Socialista venceu com maioria absoluta na freguesia de Almalaguês. Com 61,9% dos votos, o PS venceu a quarta freguesia a anunciar os resultados, no concelho de Coimbra.

A coligação “Juntos Somos Coimbra” garantiu o segundo lugar com 20,15% da intenção de votos.

A CDU e o movimento ” Cidadãos por Coimbra” obtiveram 8,61% e 5,48% dos votos respetivamente.

Freguesia de Ceira mantém-se socialista

Com 53,25% dos votos, o Partido Socialista venceu a freguesia de Ceira. A coligação “Juntos Somos Coimbra” ficou em segundo lugar com 28,88% das intenções dos eleitores.

A CDU garantiu o terceiro lugar com 14,66% dos votos.

União de Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila com vitória da CDU

A CDU mantém a junta com 52,20% dos votos. O Partido Socialista (PS) obtém 27,84 % dos votos. A coligação ” Juntos Somos Coimbra” 14,8%.

Já para presidente de Câmara  e para a Assembleia Municipal a união de freguesias deu a vitória ao PS.

PS vence na União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos

O Partido Socialista (PS) venceu a União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos com 56,49% dos votos. A coligação ” Juntos Somos Coimbra” garantiu o segundo lugar com 29,42% e a CDU o terceiro lugar com com 9,16% das votações.

“Ganhámos estas eleições com uma maioria absoluta”

Numa primeira declaração aos órgãos de comunicação social, António Maló de Abreu, diretor de campanha da coligação “Juntos Somos Coimbra” anunciou a vitória de José Manuel Silva à Câmara Municipal de Coimbra.

Sondagem SIC/Expresso

As projeções dos meios de comunicação do grupo Impresa dão também a vitória a José Manuel Silva, lider da coligação “Juntos Somos Coimbra” com percentagens entre os 43% e os 47%, podendo eleger entre 5 a 7 mandatos para a Câmara Municipal de Coimbra.

Manuel Machado terá recebido entre 26% e 32% dos votos dos eleitores do distrito de Coimbra, garantindo entre 3 a 5 vereadores.

Na sondagem da SIC/Expresso, a CDU e Francisco Queirós conseguirão ter entre 6% a 9% dos votos e a hipotese de eleger um vereador. Já Jorge Gouveia Monteiro, lider do movimento “Cidadãos por Coimbra” mantém-se atrás da CDU, com percentagens de voto entre os 5% e 8%. O ex-comunista tem a possibilidade também eleger um vereador.

Miguel Ângelo Marques, do partido Chega, e Tiago Meireles Ribeiro, da Iniciativa Libertal, vão ter entre 1% e 3% das intencções de voto em Coimbra.

Sondagem Universidade Católica/RTP

As projeções da Universidade Católica dão a vitória a José Manuel Silva a, ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato da coligação “Juntos Somos Coimbra”, que junta PSD/CDS/PPM/Volt/RIR/Aliança/“Nós, Cidadãos”, deverá conseguir 42 a 47 por cento dos votos.

O candidato do PS e líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses, (ANMP), Manuel Machado, deve conseguir 27 a 31 por cento dos votos, não conseguindo o terceiro mandato executivo na liderança da autarquia que procurava. Poderá manter os cinco lugares na vereação ou perder um.

 Jorge Gouveia Monteiro, líder do movimento “Cidadãos por Coimbra”, deverá conseguir ter entre  oito a 11 por cento dos votos e consegue um lugar de vereador, objetivo que falhou em 2017 por menos de uma centena de votos. (o apuramento dos resultados não confirmou a atribuição de um lugar de vereador ao CpC)
Francisco Queirós, candidato pela CDU e vereador eleito em 2017, que concorreu pela quarta vez consecutiva e irá obter cinco a sete por cento dos votos, perdendo o lugar na vereação.
Miguel Ângelo Marques, o primeiro candidato do Chega a Coimbra, deverá conseguir um a três por cento votos, os mesmos de Tiago Meireles Ribeiro, da Iniciativa Liberal.
Filipe Reis, do partido Pessoas, Animais e Natureza e estreante como seu cabeça de lista, poderá obter um a dois por cento dos votos. Inês Tafula,  cabeça de lista “Coimbra é Capital”, do Partido Democrático Republicano e do MPT Partido da Terra, terá convencido somente até dois por cento dos eleitores nas urnas.

Abstenção durante o dia

De acordo com a estimativa da Universidade Católica, a taxa de participação nestas eleições autárquicas estará entre os 50 aos 55 por cento. Ou seja, a abstenção poderá ficar entre os 45 e os 50%.

Segundo a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, a afluência às urnas, até às 16h00 a taxa de afluência às urnas foi de 42,34 por cento, a menor de sempre registada em eleições autárquicas.

A afluência às urnas este ano, por volta das 12h00, era de 20,94 por cento. Número inferior a 2017 mas superior a 2013.

Em 2017, o Partido Socialista (PS) venceu as eleições para a Câmara Municipal de Coimbra com 35,46% dos votos e cinco mandatos. Para a Assembleia Municipal, o PS venceu com 33,56% e 13 mandatos, mais 11 presidentes de junta. A coligação PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM foi a segunda força mais votada para as duas instituições.

Elegeu três mandatos para a câmara e dez para a Assembleia Municipal, mais quatro presidentes de junta.

O movimento Somos Coimbra e a coligação CDU elegeram respetivamente dois e um mandatos para a câmara.

Na Assembleia Municipal o movimento Somos Coimbra elegeu cinco mandatos mais um presidente de junta, a CDU três mandatos e dois presidentes de junta e o movimento Cidadãos por Coimbra elegeu dois.

PARTILHAR: