[object Object]
14.10.2021POR Miriam Lopes

João Barbosa de Melo: “Não chega uma cidade bonita e bem arrumada”

O rescaldo das Eleições Autárquicas e a mudança de paradigma na liderança do executivo da Câmara Municipal de Coimbra(CMC), o orçamento de estado para 2022, a Queima das Fitas e a nossa cidade, foram os temas em destaque em mais um Observatório.

João Barbosa de Melo, antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra e professor da Faculdade de Economia da UC foi o responsável pelo espaço de comentário do programa Observatório de quarta-feira, dia 6 de Outubro.

O juízo coletivo ditou que fosse José Manuel Silva o próximo líder do executivo camarário de Coimbra. João Barbosa de Melo defende a democracia e afirma que a população de Coimbra entendeu, e bem, que nestes últimos 4 anos se veio a perder a força económica da cidade, o que levou muitos “filhos e netos” a abandoná-la. Não deixa de ser um bom sinal que as pessoas formadas em Coimbra seja recebidas pelo mundo, no entanto é essencial que algumas fiquem para gerar economia e ideias de negócio e produção. Os eleitores de Coimbra depositam agora nesta nova equipa uma esperança de mudança.

“Os empreendedores da cidade estão à espera de ver na Câmara um parceiro”

O comentador vê no presidente eleito a capacidade, energia e perseverança necessárias para fazer um bom trabalho e acredita que as empresas, os investidores, e a população no geral terão uma voz mais ativa nos assuntos da cidade. Acrescenta também que o executivo de Manuel Machado fez algumas coisas bem feitas, mas que o alindamento da cidade não pode ser a única prioridade. Na sua opinião é essencial pegar nas forças da cidade e fazê-las trabalhar em conjunto. Garante que este é o caminho, mas também o grande desafio.

“O exercício orçamental é sempre um exercício difícil e onde não há milagres”

Relativamente ao Orçamento de Estado, João Barbosa de Melo reconhece que este é ainda um documento inicial e que muito pode mudar depois da discussão, especialmente, com os partidos mais à esquerda. O comentador acrescenta que é imperativo começarmos a olhar não apenas para os números do que está a ser orçamentado, mas sim para os números do que é efetivamente gasto. Antes da aprovação do Orçamento de Estado para 2022 é necessário fazer cumprir o de 2021.

“Já tinha saudades de ter barulho na cidade”

Já no final do comentário, João Barbosa de Melo confessa que já tinha algumas saudades de ver a cidade animada e cheia de estudantes. Relembra que também os estudantes dão um impulso na economia local e que é altura de “apreciar este momento”, “retirar o que é bom ele e depois logo se vê. Quanto à Queima das Fitas, o comentador é da opinião que bastaria uma festa na sua data habitual.

O comentário pode ser escutado na íntegra no link acima ou no Spotify da RUC.

PARTILHAR: