[object Object]
08.10.2021POR Miriam Lopes

José Manuel Silva: “Vamos solicitar repetidamente pareceres/opiniões/projetos à UC para nos ajudar a pensar e construir uma cidade do futuro”

As primeiras medidas após a tomada de posse do próximo dia 18 de outubro, a relação da Câmara Municipal de Coimbra com a Universidade de Coimbra, o MetroBus e a passagem pelo Pólo I, o investimento e a cultura, foram alguns dos temas em destaque no primeiro Observatório da semana.

José Manuel Silva, o novo presidente eleito para a Câmara Municipal de Coimbra pela Coligação Juntos Somos Coimbra (JSC), foi o responsável pelo espaço de comentário do programa Observatório de quarta-feira, dia 6 de Outubro.

A relação da UC com a Câmara Municipal foi um dos temas abordados nesta conversa. Para José Manuel Silva a cooperação entre as duas instituições e a lentidão da CMC nas solicitações da Universidade são pontos críticos que têm que ser resolvidos. Além disso, o novo presidente eleito garante que vai estreitar os laços com a UC e contar com as suas competências para ajudar na resolução de problemas na cidade com garantia de qualidade.

“A CMC tem que ser um facilitador para as instituições da cidade […] e estava a ser um complicador para a Universidade de Coimbra”

José Manuel Silva pretende que Coimbra seja “um campo de experimentação no bom sentido” para a UC permitindo o desenvolvimento em múltiplas áreas como o urbanismo, os transportes, a digitalização, as cidades inteligentes entre outras. Nesse sentido “e sem complexos” fica a promessa de uma cooperação estreita que é essencial para a cidade e a instituição.

“É incompreensível que o MetroBus não sirva o Pólo I da Universidade”

Sobre o MetroBus o novo presidente defende que é injustificável o projeto não ter contemplado o Pólo I da Universidade. O autarca acredita que a Infraestruturas de Portugal vai aceitar o projeto com a inclusão da rota do Pólo I e a exclusão do elevador junto às Escadas Monumentais. Na sua opinião esta decisão é inquestionável. Acrescenta ainda que a IP terá de pagar estas obras sublinhando que “a CMC não vai aceitar que os nossos [de todos os munícipes] impostos não sirvam para pagar o custo social dos transportes em Coimbra”.

“Já estamos a ter contactos de empresas que querem investir, entusiasmadas com a possibilidade de se poder novamente investir em Coimbra.”

A rapidez da resposta aos pedidos dos investidores é para José Manuel Silva uma prioridade. Se a CMC agir como elemento facilitador, o autarca acredita que Coimbra vai “explodir” em crescimento e desenvolvimento não só em termos empresariais e de emprego, mas também a nível cultural e desportivo.

A democratização da CMC é outra das prioridades do novo executivo. O novo presidente promete “total transparência de processos” e garante que vai estimular a participação das pessoas nas reuniões de Câmara que passarão a ter também transmissão online.

Pode ouvir todo o comentário através do link acima ou no Spotify.

PARTILHAR: