[object Object]
02.08.2021POR Isabel Simões

Coligação Juntos Somos Coimbra quer ganhar mais freguesias e inverter perda de habitantes no concelho

O líder da coligação que junta sete partidos e um movimento, José Manuel Silva, confia que “a qualidade das listas” que apresentou a todos os órgãos autárquicos consiga a adesão dos eleitores. Do programa eleitoral faz parte o reforço de financiamento e de meios para as freguesias.

Juntos Somos Coimbra(JSC), a coligação formada pelos partidos PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Volt, RIR e Aliança a que se juntam os elementos do movimento Somos Coimbra que integram as listas no partido Nós, Cidadãos! apresentou as suas listas, hoje, segunda-feira, no juízo cível do Tribunal de Coimbra.

Os resultados eleitorais das autárquicas de 2017 deram ao PSD, a freguesia de Santo António dos Olivais e três Uniões de Freguesia:  Coimbra, Santa Clara e Castelo Viegas e  Assafarge e Antanhol. A União de Freguesias de Souselas e Botão foi ganha pelo movimento Somos Coimbra. O PS ganhou onze presidentes de junta e a CDU dois.

José Manuel Silva, realça que a mensagem para as freguesias “é muito forte” e promete “reforço de financiamento, descentralização de competências e aumento dos meios” para melhorar “a qualidade de vida das suas populações”.

O candidato a presidente da Câmara Municipal de Coimbra pela coligação JSC lembrou à comunicação social ter nos últimos quatro anos, como vereador eleito pelo movimento Somos Coimbra, percorrido as freguesias e visitado as suas instituições.

José Manuel Silva realçou a “qualidade” dos elementos das listas da coligação para acreditar no reforço de votos por parte do eleitorado em todas as freguesias, mesmo naquelas consideradas periurbanas e rurais. Na sua opinião  “têm sido muito esquecidas pelo atual executivo camarário”.

“A perda de juventude” e de população no Município de Coimbra são motivos de preocupação apontados pelo candidato. As soluções passam pela união da autarquia com instituições como a Universidade de Coimbra, o Politécnico ou o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, de forma a que o governo partilhado puxe “a cidade para cima” e se inverta o que apelidou de “ciclo de declínio e perda demográfica”. O mais urgente é atrair “dinâmica económica”, disse.

O diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Francisco Veiga, ocupa o segundo lugar da lista o que lhe garante, caso a coligação tenha maioria, o lugar de vice-presidente. Ana Bastos, a atual vereadora eleita pelo movimento Somos Coimbra, ocupa o terceiro lugar da lista, segue-se em quarto lugar o presidente da concelhia do PSD, Carlos Lopes.

A eurodeputada do PSD e presidente da Juventude do Partido Popular Europeu, Lídia Pereira lidera a lista da coligação JSC à Assembleia Municipal.

Até ao momento apresentaram listas no juízo cível do Tribunal de Coimbra, para além de José Manuel Silva, o atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN) e Tiago Meireles Ribeiro da Iniciativa Liberal.

Fotografia: JSC

 

 

 

 

 

PARTILHAR: