[object Object]

Ghyovana Carvalho anuncia candidatura à Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra

Combater o afastamento entre os estudantes e a Associação Académica de Coimbra (AAC) é a prioridade da candidatura de Ghyovana Carvalho.

Na passada terça-feira, dia 5, Ghyovana Carvalho, aluna da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), recorreu às redes sociais para anunciar a sua candidatura à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

No extenso comunicado divulgado nas suas contas de Facebook e Instagram, a estudante lembra o papel histórico da Associação Académica de Coimbra e destaca “a urgência do fim das propinas, a luta contra o Processo de Bolonha e pela revogação do atual RJIES (Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior), a imprescindibilidade de aproximação e resposta aos Núcleos, Secções Culturais e Desportivas e Organismos Autónomos da Casa, a exigência de melhores condições nas faculdades e residências, a necessidade de cooperação e envolvimento com as Repúblicas de Coimbra e, de um modo geral, a prioridade de elevar a voz de todos(as) os(as) associados(as)” como principais problemas e exigências da academia coimbrã.

Em declarações à RUC, Ghyovana afirmou que o principal objetivo da sua candidatura é trazer de volta uma Académica “presente”, algo que, no seu entender, se tem perdido ao longo dos anos.

No passado mês de maio, Ghyovana Carvalho já se havia candidatado à presidência do núcleo da sua faculdade (eleições nas quais acabou por sair derrotada). Agora, a estudante explicou que, fruto da experiência acumulada ao longo dessa campanha, se tornou mais conhecedora dos problemas dos estudantes.

Apesar de acreditar que João Assunção, atual presidente da Direção-Geral, tem tido um importante papel na convergência de interesses dos estudantes, Ghyovana considera que o dirigente associativo não tem uma “postura de iniciativa” que promova a resolução dos problemas internos da Associação.

Para a estudante de mestrado em Direito, esta é mesmo uma luta para ganhar.

Ghyovana Carvalho foi, assim, a primeira pessoa a expressar a intenção de se candidatar à presidência da Direção-Geral da associação de estudantes mais antiga do país.

PARTILHAR: