[object Object]

Cristina Albuquerque: “A Universidade é uma porta para o mundo”

Os incentivos da Universidade de Coimbra, um balanço da semana de matrículas e a empregabilidade estiveram em destaque nesta conversa.

A RUC recebeu Cristina Albuquerque, vice-reitora para os assuntos académicos e atratividade de estudantes pré-graduados, no decorrer da emissão do programa “Pescadas Monumentais”, que na semana passada se realizou em direto do Estádio Universitário, onde decorreram as matrículas presenciais dos alunos que agora ingressam no ensino superior. A conversa decorreu na sexta-feira, dia 01 de outubro.

Em relação as medidas adotadas pela Universidade de Coimbra (UC) para o novo ano letivo, Cristina Albuquerque, esclareceu que estão a “suavizar progressivamente as regras”. Para este início de semestre optaram por manter os torniquetes na entrada dos espaços da UC e, em relação às aulas, a vice-reitora refere que o regime presencial é o preferencial. “Nos casos em que as turmas não sejam passíveis de ser enquadradas numa sala, devido às suas dimensões, vai ser optado pelo sistema rotativo”, explica a docente.

Cristina Albuquerque revelou ainda que “o objetivo da UC é fazer com que os seus alunos acreditem em si e naquilo que querem construir”, isto porque, como lamentou, “muitos estudantes entram na universidade sem a motivação necessária”. Para a vice-reitora “a UC é uma porta para o mundo, o mundo interior de cada um e para o mundo das relações com os outros”.

A entrevista terminou com uma sensibilização e incentivo, não só para os novos estudantes, mas para todos aqueles que já fazem parte da UC, para aproveitarem as oportunidades que vão surgindo e com um apelo da docente para a proatividade. A docente adiantou que ao dispor dos estudantes a UC vai ter diversas iniciativas e projetos, como uma maior incrementação do programa de voluntariado da Universidade, atividades ligadas à promoção de soft skills e várias outras iniciativas.

PARTILHAR: