[object Object]

CHUC e UC realizam ‘reset’ à dívida mútua com assinatura de protocolo

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Universidade de Coimbra (UC) colocaram um ponto final no passivo que existia entre as duas instituições. A partir da assinatura do protocolo, firmado esta tarde na Sala do Senado, o contador de dívidas entre instituições, devidas por serviços prestados até final de 2017, “ficou a zero”.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, saldada que está a dívida de cerca de cinco milhões de euros, a partir de agora vai ser possível um outro relacionamento financeiro entre o Centro Hospitalar e Universidade de Coimbra.

“Ganhámos muito” afirmou o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão,  à comunicação social no final da sessão. Com o encontro de contas resolveu-se um problema com “mais de 30 anos”, adiantou o responsável da UC.

No balanço anual das duas instituições os revisores oficiais de contas notavam sempre a dívida mútua o que criava até alguma conflitualidade entre serviços financeiros. De acordo com o reitor da UC, realizado um “‘reset’ ao sistema”, a questão das dívidas já não vai voltar a ser colocada.

O acordo vai também permitir dar “um novo impulso” ao projeto comum do Centro Académico Clínico de Coimbra. Os dois responsáveis esperam que vá contribuir para transformar Coimbra na Cidade da Saúde. Ambos deixaram percetível a importância de o Município ser um dos lados deste triângulo.

Aos jornalistas Carlos Santos insistiu que o local exacto da nova maternidade vai ser divulgado em breve. No entanto esclareceu que os antigos edifícios das maternidades, Bissaya Barreto e Daniel de Matos, vão ser  devolvidos a quem de direito, assim que termine a construção e instalação da nova maternidade.

Uma vez disponível o edifício da Maternidade Daniel de Matos, de que a UC é proprietária, será instalada uma Residência Universitária, confirmou o reitor da UC.

PARTILHAR: