[object Object]

Manuel Alegre condecorado como associado honorário da AAC em Assembleia Magna

Estudantes deslocaram-se ao Auditório da Reitoria para aprovar a proposta da Direção-Geral e, assim, fazer de Manuel Alegre associado honorário da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Na passada segunda-feira, dia 4, 251 associados da Associação Académica de Coimbra (AAC) marcaram presença na primeira Assembleia Magna do ano letivo 2021/2022, que se realizou no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Esta Assembleia, de caráter extraordinário, tinha como único ponto da sua ordem de trabalhos a condecoração de Manuel Alegre como associado honorário da AAC, proposta pela Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), que se viria a consumar com um total de 229 votos a favor e 22 abstenções.

João Assunção, o único a subir ao púlpito durante toda a sessão, destacou o ecletismo de Manuel Alegre (que esteve envolvido na criação do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), participou enquanto membro do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), foi campeão nacional de natação pela AAC e fez parte da luta contra o regime ditatorial que terminou em 1974) enquanto estudante da academia de Coimbra nos anos 50 e 60, mas também a forma como se destacou no panorama político e poético nacional.

No final da Assembleia Magna, João Assunção mostrou-se satisfeito com a aprovação da proposta.

O presidente da DG/AAC lembrou ainda um episódio vivido com o poeta que, na sua opinião, demonstra a importância desta distinção.

Manuel Alegre junta-se assim à Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra de 1969 e a outros nomes de personalidades já falecidas, como o reitor Rui Alarcão ou o antigo ministro Salgado Zenha, que estão entre os associados honorários da AAC.

PARTILHAR: