[object Object]

António Figueiredo: “No último ano e meio a Universidade de Coimbra deu o salto de uma década”

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), a desmaterialização dos mesmos e o desporto no seio da universidade estiveram em foco nesta conversa.

Na passada terça-feira, dia 28, a RUC recebeu António Figueiredo, vice-reitor para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, no decorrer da emissão do programa “Pescadas Monumentais”, que esta semana se está a realizar em direto do Estádio Universitário, onde estão a ocorrer as matrículas dos alunos que agora ingressam no ensino superior.

“Os SASUC são uma entidade que visa trazer conforto ao estudante”

Dirigindo-se aos novos estudantes (e a todos aqueles que desconhecem a ação dos SASUC), António Figueiredo explicou que o objetivo dos serviços de ação social é de “prestar o apoio que os estudantes necessitam para a sua vida académica e social”. Os SASUC, que estão disponíveis para todos os alunos da Universidade de Coimbra, abrangem um vasto leque de serviços, tais como lavandaria, alimentação, alojamento , etc. Embora admita que ainda é possível fazer mais (a falta de refeição social nas cantinas amarelas foi um dos tópicos debatidos na conversa), o vice-reitor destacou a relevância destes serviços na vida académica.

“A aplicação SASUC Go surgiu da necessidade de agilizar todos os processos”

A nova aplicação a que muitos estudantes ainda se estão a tentar habituar, a SASUC Go, foi lançada no passado mês de maio e tem em vista a total desmaterialização dos serviços de ação social, como assinalou o vice-reitor. De acordo com António Figueiredo, o período pandémico acabou por representar “o salto de uma década” para a Universidade de Coimbra, que cedeu à necessidade de se modernizar no sentido de alcançar um maior número de estudantes. Neste momento, o entrevistado afirmou que a vontade da universidade é a continuação do processo de modernização, mas assinala que neste período deve existir uma reflexão sobre o caminho a seguir.

“[A nível desportivo] temos todas as condições para nos colocarmos como a grande universidade de referência a nível nacional e uma das grandes referências a nível internacional”

No rescaldo dos Jogos Olímpicos 2020 e dos Jogos Paralímpicos 2020 (competições que se realizaram em Tóquio e nas quais a Universidade de Coimbra se fez representar por 5 atletas), António Figueiredo lembrou que os resultados a que agora assistimos são fruto de um trabalho contínuo, proporcionado pela UC através de “condições logísticas de excelência” e de um “imenso apoio dado aos estudantes com carreira dual”. O vice-reitor referiu ainda que a atividade desportiva não foi só promovida na procura de bons resultados, mas também no sentido de combater o sedentarismo durante a pandemia.

Para ouvir a entrevista na íntegra basta clicar no link acima ou aceder através do Spotify.

 

 

 

 

 

PARTILHAR: