[object Object]
28.09.2021POR Gonçalo Pina

PSD inicia trabalhos com vista a 2025

No dia que se seguiu às eleições autárquicas 2021, o PSD apresentou-se na sua sede em Coimbra para começar um “novo ciclo” que culmina em 2025.

No rescaldo da noite eleitoral, o Partido Social Democrata (PSD) reuniu os seus militantes na sede do partido para ouvir a declaração pública de João Francisco Campos.

Na sua intervenção, o recém reeleito presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC) começou por parabenizar a cidade que, no seu entender, acabou por sair da ganhar destas eleições autárquicas.

Segundo João Francisco Campos,  o foco desta declaração foi o lançamento da corrida autárquica prevista para 2025, uma vez que “as eleições se começam a ganhar no dia a seguir às eleições”.

Apesar da “grande vitória” conseguida no passado domingo, o militante do PSD destaca as falhas do partido no concelho de Coimbra, nomeadamente a incapacidade de alcançar as freguesias do meio “rural”, exigindo assim uma introspeção sobre o trabalho que ainda há a fazer.

Na sede da concelhia de Coimbra do PSD esteve também presente Carlos Encarnação, ex-presidente da Câmara Municipal, que deixou vários elogios à forma como o partido se comportou enquanto oposição.

Depois da vitória de José Manuel Silva na Câmara Municipal de Coimbra, o antigo autarca, que liderou o executivo entre 2002 e 2010, referiu ainda a importância de se perceber que “o PSD sozinho não ganha eleições”.

As eleições autárquicas 2021 ficaram marcadas pela vitória da coligação “Juntos Somos Coimbra”, encabeçada pelo vereador independente José Manuel Silva, da qual faziam parte o PSD, o CDS, o PPM, o Volt, o RIR, o Nós, Cidadãos e o Aliança, com 43,92% dos votos, o que se traduz em 6 vereadores na Câmara Municipal de Coimbra (que se juntam a 4 do PS e 1 da CDU).

Na Assembleia Municipal, a coligação também venceu, mas de uma forma menos expressiva, elegendo 15 deputados municipais (o PS elegeu 12, a CDU elegeu 3, o movimento Cidadãos por Coimbra elegeu 2 e o Chega elegeu 1).

Naquilo que diz respeito às Juntas de Freguesia, o PS venceu com 10 freguesias conquistadas contra as 6 do “Juntos Somos Coimbra” e as 2 da CDU, mas acabou por perder Eiras e S. Paulo de Frades às mãos de Luís Correia, representante da coligação.

PARTILHAR: