[object Object]

João Assunção: “Vivam a cidade e a academia de Coimbra. Aproveitem estes anos”

A Rádio Universidade de Coimbra recebe os novos estudantes que chegam a Coimbra numa semana especial onde trocamos os nossos estúdios pelo Estádio Universitário.
Em plena das matrículas a RUC conversou com João Assunção, presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Arrancaram hoje as matrículas para os alunos do primeiro ano da Universidade Coimbra. Pelo segundo ano consecutivo, é o Estádio Universidade de Coimbra a primeira paragem dos novos caloiros.

João Assunção como não podia deixar de ser marcou a sua presença e mostrou-se satisfeito com o aumento de candidatos ao Ensino Superior que se verificou este ano.

Os números são animadores, mas as dificuldades existem e o abandono escolar, algo “camuflado” no último ano marcado pela pandemia e pelo retorno a casa de muitos estudantes, podem neste novo ano fazer-se notar com mais intensidade. O presidente da DG/AAC não esconde a preocupação.

A quantidade e qualidade das bolsas, a propina no primeiro e segundo ciclo de estudos e a concretização do Plano Nacional para o Alojamento no ensino superior são na opinião de João Assunção medidas fundamentais para travar o abandono escolar. Sublinha ainda que espera que o Governo e a Assembleia da República possa colocar como prioridade do Orçamento de Estado os estudantes e o Ensino Superior português.

Mais uma vez, por força da pandemia as matrículas realizam-se no Estádio Universitário. O presidente da DG/AAC reconhece que o espaço do Pólo I era o mais adequado e afirma que embora estejam reunidas as condições necessárias, não são “as plenas condições para assegurar uma plena semana das matrículas”. O objetivo, é no próximo ano, se possível, voltar à alta universitária e trazer de volta às recepções dos novos estudantes a envolvência tão característica das faculdades.

O espaço é diferente mas a organização mantêm-se. A banca da Associação Académica de Coimbra é paragem obrigatória. João Assunção garante que todas as informações sobre a AAC são dadas aos primeiro-anistas.

O presidente da DG/AAC promete um mês de Outubro cheio de atividades culturais e desportivas para toda a comunidade estudantil.  Garante também que vão haver momentos de intervenção cívica e política pela Direcção Geral e revela que a primeira Assembleia Magna vai ter lugar já no início de Outubro.

Já no fim desta conversa, João Assunção deixa o convite aos novos estudantes para conhecerem o edifício sede da AAC e deixa uma mensagem a todos os recém chegados à cidade de Coimbra neste novo ano.

A entrevista ao presidente da DG/AAC pode ser ouvida na íntegra no podcast acima ou na plataforma Spotify.

A emissão especial das matrículas continua amanhã, a partir do Estádio Universitário, com mais entrevistas e convidados especias.

 

 

 

 

PARTILHAR: