[object Object]

Augusto Ferreira da Silva “Coimbra tem que valer mais do que isto”[sobre campanha eleitoral]

No comentário à atualidade, Augusto Ferreira da Sillva, advogado e ex-vereador pelo movimento “Cidadãos por Coimbra”, fez um balanço da campanha eleitoral e abordou ainda assuntos como as manifestações a favor do clima e questões como a precariedade nos jovens e a pobreza.

A menos de dois dias para as eleições autárquicas, Augusto Ferreira da Silva salientou como aspeto positivo o facto de haver tantas pessoas inscritas nas listas, porém a forma como a imprensa regional abordou as eleições autárquicas foi um ponto “negativo” para o comentador. Para o ex-vereador a imprensa regional abordou os candidatos políticos de uma forma pouco profunda sem abordar questões relevantes para os cidadãos. Para Augusto Ferreira da Silva uma das perguntas que seria pertinente colocar e que não foi abordada pela imprensa regional é “Que plano estratégico têm para a cidade de Coimbra?”

Como exemplo da superficialidade ao nível da comunicação social, o ex-vereador sublinha o facto de Manuel Machado referir que ao fim de 40 anos inaugurou uma rua em Almalaguês”.  Augusto Silva refere que se trata de  uma “ruinha pequenina” que pouco de relevante tem. O ex-vereador questiona-se ainda como é que o presidente só agora terminou essa obra.

“Fiquei estarrecido”

O advogado mostrou-se surpreendido com a escolha de Manuel Machado na figura de Ramalho Eanes para presidir à Comissão de Honra da sua campanha eleitoral. Augusto Ferreira da Silva afirma que “não esperava que alguém que nunca teve uma relação com Coimbra viesse cá”. Para o ex-autarca isto só se justifica com o facto de Manuel Machado querer “conservar a relação com os mais antigos, com os mais idosos”, pois segundo o próprio, “Manuel Machado está mal” na relação com a juventude e a sua governação é “antiga, conservadora”.

“Alguém conhece o programa de Manuel Machado?”

O advogado questiona a campanha eleitoral do atual presidente da autarquia, dizendo que “apesar de tudo esperava mais do doutor Manuel Machado” e aponta algumas falhas durante a sua governação nomeadamente as obras que, segundo o ex-vereador “estão todas aí, a arrastar-se, a arrastar-se(…)”. Sublinha ainda que “esperava que houvesse uma campanha mais assertiva, mais imaginativa”.

Em relação ao candidato do “Somos Coimbra” José Manuel Silva e ao convite feito a Tino de Rans durante a campanha eleitoral, o comentador considera que apesar de Tino de Rans ser “uma figura simpática”, lamenta a repetição das figuras que aparecem nas campanhas.

O mesmo refere acerca do PCP afirmando que “O PCP mete um bocadinho de dó porque são sempre as mesmas figuras há vários anos” . Segundo Augusto Ferreira da Silva é  necessário uma renovação das caras, chegando a  questionar-se – “O PCP não tem mais ninguém?”.

Em relação à manifestação da Greve Climática Estudantil que sucedeu esta tarde na Praça 8 de maio em Coimbra  e que mobilizou algumas dezenas de jovens estudantes,  Augusto Ferreira da Silva acredita que os muito jovens sejam capazes de fazer mudanças. Quanto às gerações com mais de 20 anos, “têm já alguns vícios” nomeadamente o “vale tudo”como afirma o ex vereador.

Questões como a pobreza e o trabalho foram também abordados neste comentário. Para Augusto Ferreira da Silva é fundamental olhar para a pobreza no nosso país. Para além da necessidade de ter  um prato de comida na mesa, torna-se importante resolver outras questões como “a habitação e o trabalho”. Segundo o ex-vereador  “a sociedade tem que ter meios próprios para criar condições de vida a estas pessoas”.

Em relação à preocupação que alguns partidos têm com o rendimento social de inserção, o ex-vereador não considera essa questão pertinente, afirmando que o desemprego é uma questão bem mais gravosa pois, “a sociedade sistematicamente desemprega sem nenhuma preocupação social”.

PARTILHAR: