Imagem principal
23.09.2021POR Isabel Simões

Associação Académica de Coimbra e Cozinhas Económicas aproximam gerações

“Trata-se de resgatar algo que a AAC já vinha a fazer com o projeto «Lado a lado»”, afirmou o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Assunção, ontem, dia 22, na cerimónia de assinatura do protocolo com a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI). Para a presidente da associação, Ana Maria Vaz Medeiros, “não há idades, jovens e mais velhos pretendem estar juntos”.

O protocolo assinado entre as duas entidades vai continuar a permitir que estudantes deslocados dos lugares de origem possam coabitar de forma gratuita com a população sénior, em troca de pequenos serviços. Para o presidente da DG/AAC o protocolo pretende ser “mais ambicioso” e trazer para o quotidiano da população envelhecida da cidade as secções da AAC.

“Abraço de Gerações”, assim se chama o projeto de voluntariado agora recriado. A Associação Académica de Coimbra compromete-se a divulgar o projeto de forma a potenciar o número de voluntários que participam. João Assunção conta ir ajustando “os instrumentos necessários” à procura que exista por parte dos seniores.

O projeto tem fases distintas. Teresa Sousa, assistente social na ACERSI e coordenadora do “Abraço de Gerações”, explicou que cerca de 20 pessoas podem começar desde já com pequenas tarefas. Quanto ao alojamento vão ter de ser analisados os perfis económicos, psicológicos e sociais dos requerentes e voluntários.

Para a responsável “o mais bonito” passa pela “relação entre duas pessoas que não se conhecem e passam a ser família, o que faz a diferença na vida das pessoas”.

A iniciativa inserida no projeto mais alargado da ACERSI “Oficina dos Avós” pretende promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento das pessoas idosas que residem na cidade de Coimbra.

 

 

 

PARTILHAR: