[object Object]

Minuto a Minuto: Debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Coimbra

Acompanhe minuto a minuto, o Grande Debate organizado pela RUC entre os oito candidatos à Câmara Municipal de Coimbra.

O Grande Debate. É este o terceiro e último dos debates organizados pela Rádio Universidade de Coimbra no âmbito das Eleições Autárquicas 2021. A RUC procura dar voz às propostas prioritárias para a CMC, dando palco aos candidatos das diversas forças políticas que reclamam um lugar no próximo executivo da Câmara Municipal de Coimbra.

O debate está dividido em três fases: a intervenção inicial de cada um dos candidatos com a duração de um minuto; dois minutos será o tempo máximo de resposta por candidato para cada ronda de perguntas, que poderá ainda exercer do direito de resposta num máximo de 30s; o final do debate culminará com um minuto de apelo ao voto para cada candidato.

A ordem das declarações iniciais das oito candidaturas foi sorteada antes do ínicio do debate. A moderação está a cargo de Gonçalo Pina e Tomás Cunha, repórteres RUC.

Estão presentes no debate José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra; Francisco Queirós, da CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)Jorge Gouveia Monteiro, do Movimento Cidadãos por Coimbra(CpC); Inês Tafula, da Coligação Coimbra é Capital (CEC: Partido da Terra MPT e PDR Centro); Filipe Reis, do PAN – Pessoas, Animais e Natureza; Miguel Ângelo Marques, do CHEGA e Tiago Meireles Ribeiro da Iniciativa Liberal.

Manuel Machado, atual presidente da Câmara Municipal de Coimbra e candidado pelo Partido Socialista (PS), não vai estar presente. Ao final da tarde de hoje, o PS comunicou à RUC que Carlos Cidade, número dois da candidatura socialista, é o substituto.

Intervenções iniciais 

CEC: A coligação Coimbra é Capital, liderada por Inês Tafula, começa por agradecer à RUC por ter, ao contrário de outros órgãos de comunicação social, convidado todos os candidatos à CMC.

JSC: José Manuel Silva destaca a “mega coligação” que o Juntos Somos Coimbra é.

CDU: Francisco Queirós começa por observar que ainda não é neste debate que ” conseguem debater” com o número um do Partido Socialista, Manuel Machado.

CpC: Jorge Gouveia Monteiro reforça que é um “mau sinal” Manuel Machado não estar presente no debate.

IL: Tiago Meireles Ribeiro não está espantado pela ausência de Manuel Machado. Afirma mesmo que “quanto menos aparece, melhor figura faz” e espera que durante as próximas duas horas sejam debatidas ideias concretas.

PAN: Filipe Reis agradece à RUC por respeitarem a democracia e convidarem todos os candidatos à CMC.

CHEGA: Miguel Ângelo Marques realça a vontade de neste debate, dar a conhecer masi uma vez “propostas para todos os cidadãos de Coimbra.”

PS: Carlos Cidade garante que o Partido Socialista é uma equipa e, neste sentido, tem toda a legitimidade para estar presente em vez de Manuel Machado.

 

Investimento na cidade

CEC: A coligação Coimbra é Capital, defende um gabinete de investimento para desburocratizar e facilitar toda a logistica ao longo o processo de criação de empresas.

JSC: José Manuel Silva questiona o motivo de não haver investimento em Coimbra, comparando com outros concelhos e cidades. Para a coligação Juntos Somos Coimbra, o problema está no atual executivo da CMC. “Um empresário não pode estar quatro anos à espera da resposta da Câmara.” A coligação promete ainda a criação de uma via verde para facilitar a burocracia.

CDU: Francisco Queiróss realça que o movimento de desenvolvimento de Portugal não beneficia a economia. “Nenhum jovem ou empresa se vai fixar em Coimbra se não houver investimento na habitação, transportes e emprego com direitos e salários justos.” O candidato reforça que uma medida única de investimento nunca será suficiente.

CPC: Para Jorge Gouveia Monteiro Coimbra “tem que saber receber os milhares de jovens que chegam à cidade anualmente.” O candidato defende que “Coimbra tem que reforçar a rede urbana da cidade”.

IL: A resposta de Tiago Meireles Ribeiro para a falta de investimento na cidade é  numa palavra “digitalização”. Para o candidato liberal essa é a única medida que poderá acelerar os processos para que sejam resolvidos em tempo útil.

PAN: Filipe Reis destaca que a falta de emprego e de habitação são os principais problemas para não haver um maior investimento na cidade. Reconhece no entanto, que a rapidez de resposta do executivo da Câmara Municipal é também necessária.

CHEGA: Para Miguel Ângelo Marques, é necessário trazer de volta a CIC – Feira Industrial, Comercial de Coimbra. O candidato destaca também a falta de locais para as empresas não electrónicas se fixarem na cidade.

PS: Carlos Cidade refuta a ideia de um decréscimo no investimento em Coimbra. Salienta que houve um crescimento de duas mil empresas entre 2013 e 2019. Para o candidato, esse crescimento só foi possivel, graças “ao trabalho do atual executivo da CMC”.

 

Habitação

CEC: Inês Tafula aponta quatro medidas concretas para melhorar a habitação em Coimbra. O projeto Coimbra Low Cost, que consiste em arrendamento para jovens com preços acessiveis; A Casa na Hora para facilitar as burocracias no processo de compra de habitação; A isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis até aos 34 anos; e ainda a criação de Républicas na baixa da Cidade para usufruto os estudantes.

CPC: Para Jorge Gouveia Monteiro o problema da habitação não se fixa só na Baixa ou na Alta. O cabeça de lista do movimento Cidadãos por Coimbra realça que “há uma necessidade de criar habitação social pela cidade inteira”. Acrescenta também que há possibilidade de criar projetos nas aldeias perto da cidade para reabilitar habitação.

CHEGA: O candidato salienta que o preço do m2 é semelhante em todo o território da cidade e que por isso não faz sentido a construção concentrar-se em apenas algumas zonas da cidade como a Quinta da Portela. Eiras foi mencionada pelo candidato como uma alternativa à Portela  Miguel Ângelo que resultaria em preços mais baixos para quem procura casa. Miguel Ângelo Marques garante que pretende retirar algumas taxas em locais da cidade onde há pouco investimento na habitação.

JSC:  José Manuel Silva refere que 60% das famílias de Coimbra têm dificuldades em pagar as suas contas. O candidato pela coligação Juntos Somos Coimbra reforça que não pode haver ” uma guettificação em Coimbra”. José Manuel Silva pede um esforço do futuro executivo para recuperar habitações danificadas.

PS: Carlos Cidade responde ao candidato do CHEGA afirmando que “Eiras foi a freguesia que mais cresceu em Coimbra”. Para a habitação, o PS destaca o trabalho que o atual executivo fez para criar condições para receber mais duas mil familias.

PAN: Filipe Reis defende uma cidade mais reabilitada e virada para o ambiente.

CDU: Segundo a CDU, Coimbra tem cerca 900 alojamentos de habitação pública. Francisco Queirós pede maior investimento do executivo da Câmara Municipal para garantir mais habitação pública e com preços justos para os cidadãos. Para o candidato só assim ” é mais facil gerir a bolha da especulação imobiliária”.

IL: A iniciativa liberal pede maior segurança para a baixa de Coimbra. Tiago Meireles Ribeiro reforça que só é possivel a mobilização de pessoas para a Baixa se forem oferecidas melhores condições e qualidade de vida.

Mobilidade – MetroBus

JSC: Para a coligação as obras do MetroBus têm que continuar. O candidato questiona, porém, se o MetroBus vai ter condições para percorrer  toda a cidade. José Manuel Silva promete que caso ganhe, o MetroBus  passará pela Praça D. Dinis.

IL: Tiago Meireles Ribeiro assume-se “perplexo” com o facto de se retirar a estação nova de coimboios para receber o MetroBus. Para o candidato há uma necessidade de “criar aplicações para todos os meios de transporte”. A IL questiona também como é que o Polo II recebe tão poucos meios de transporte.

PS: Carlos Cidade realça que o Partido Socialista nunca irá parar a obra em curso do sistema de mobilidade do Mondego. Para o candidato, esta obra “vai contribuir para a requalificação da baixa da cidade e da rua da Sofia”.

CDU: Para Francisco Queirós “é fundamental que os SMTUC cheguem a todo o concelho”. Para o candidato, este projeto do MetroBus põe em causa a ferrovia. A CDU afirma que “Coimbra corre o risco de poder ser das poucas cidades médias europeias sem ferrovia”.  A estação de Coimbra é uma bandeira da sua candidatura.

CPC: Para Jorge Gouveia Monteiro, o executivo da Câmara Municipal “não teve poder negocial para garantir o projeto inicial do MetroBus”. O candidato destaca também a diminuição de utilização dos SMTUC. O movimento Cidadãos por Coimbra pretende manter os carros fora do centro da cidade. O metro é fundamental na sua opinião, para aliviar os autocarros dos SMTUC.

PAN: Filipe Reis reforça que o projeto não é “o ideal mas não se pode, neste momento, parar a obra.” O PAN destaca a importância de se manter o crescimento das ciclovias na cidade.

CEC: A coligação é contra o projeto MetroBus mas reconhece que neste momento e dado o avanço do projeto e falta de alternativas, é o melhor para a cidade. Inês Tafula pretende requalificar a zona ribeirinha e manter o MetroBus sem danificar a Estação de Coimbra.

CHEGA: Miguel Ângelo Marques pede à população de Coimbra para “não acreditar” no projeto do MetroBus. Para o candidato, é mais importante ” criar dois parques de estacionamento” no Pólo III.

Mobilidade – TGV

CHEGA: Miguel Ângelo Marques destaca a importância do TGV passar em Coimbra mas sublinha que isso “nunca poderia ser em Coimbra B”. O candidato do Chega pede a colocação de mais carregadores eléctricos para os carros nos parques de estacionamento.

CPC: Jorge Gouveia Monteiro salienta que não houve um “forte poder negocial ” para garantir que o TGV passe por Coimbra. Para o movimento CpC é também necessário criar uma “boa” central rodoviária “ao contrário do que existe na Fernão Magalhães”.

CDU: Francisco Queirós afirma que a ferrovia em Coimbra é uma prioridade para a CDU. O candidato pretende modernizar a estação de Coimbra B.

CEC: Inês Tafula reforça a ideia da requalificação da estação de Coimbra B.

JSC: José Manuel Silva afirma que o que se está a fazer em Coimbra é “dramático”. O líder da coligação Juntos Somos Coimbra, aponta o dedo ao executivo do PS na Câmara Municipal. Para José Manuel Silva, o PS está a fazer com que ” a linha de alta velocidade nunca passe por Coimbra”.

PAN: Filipe Reis pede que os SMTUC estejam “fortamente” ligados a Coimbra B. O PAN exige a linha de alta velocidade em Coimbra. Também a reorganização das linhas dos SMTUC é necessária na opinião do candidato.

PS: Carlos Cidade salienta a requalificação da zona ribeirinha por parte do atual executivo PS. O número dois do Partido Socialista reforça a ideia que  “não haverá ferrovia na estação A de Coimbra nem no centro de cidade”.

IL: Para  Tiago Meireles  Ribeiro a linha do Metrobus está já desatualizada. O candidato aponta o dedo a José Manuel Silva por “se esquecer de um milhão de pessoas que passa por Coimbra B”. Reforça ainda que há, neste momento, uma obsessão pelo MetroBus na cidade.

 

Cultura

CEC:  Inês Tafula pretende a criação de um festival, na Praça da Canção, com todas associações culturais da cidade, no mês de Agosto. A candidata pretende criar uma sala de ensaios para as bandas emergentes em Coimbra.

JSC: José Manuel Silva quer, caso seja eleito presidente, discutir a cultura. O candidato da coligação Juntos Somos Coimbra pretende reforçar o apoio económico aos agentes culturais da Câmara Municipal. Adianta ainda que será ele, caso seja eleito, a assumir o pelouro da cultura.

CDU: Francisco Queirós quer aproveitar a candidatura a Capital Europeia da Cultura para que a cultura seja “semeada” na cidade. O candidato pretende criar um centro de recursos para ajudar os agentes culturais de Coimbra.

CPC: Jorge Gouveia Monteiro pretende que a candidatura a Capital Europeia da Cultura seja importante para elevar a qualidade cultural da cidade. Uma cidade em que a cultura “é para todos”.

IL: É necessário, para Tiago Meireles Ribeiro, ensinar os agentes culturais a submeterem candidaturas aos fundos europeus e nacionais. Para o candidato da IL é também importante exportar a marca cultural da cidade.

PAN: Filipe Reis pretende dotar da Associação Académica de Coimbra e outras associações de condições necessárias pedindo, em troca, eventos culturais para a cidade.

CHEGA: Miguel Ângelo Marques ataca o executivo atual, destacando que não ha um projeto na Câmara Municipal para a cultura.

PS: Carlos Cidade assume que a candidatura à Capital da Cidade de Cultura pode dotar a cidade de melhores condições para os agentes culturais.

 

Intervenções Finais 

PS: Carlos Cidade salienta que a única opção possivel para a Câmara Municipal de Coimbra é o Partido Socialista.

CHEGA: Miguel Ângelo Marques defende que ” tanto PS como a coligação Juntos Somos Coimbra não tem condições para liderar Coimbra”.

PAN: Filipe Reis pretende criar uma rede de creches, adotar a ideia vinda dos Estados Unidos e Brasil, das Repúblicas da terceira idade. Por último, faz um apelo a quem ganhar as eleições para “mudar a politica de proteção animal”.

IL: Tiago Meireles Ribeiro assume que é a Iniciativa Liberal responde aos 48% dos eleitores que se abstiveram nas últimas eleições autárquicas.

CPC: Jorge Gouveia Monteiro garante que a cidade está “inquieta entre Machado e a direita que quer voltar ao poder “. Para o candidato, o movimento CPC é a alternativa capaz.

CDU: Francisco Queirós pede maior votação na CDU para que possa continuar o trabalho na vereação e na Assembleia Municipal.

JSC: José Manuel Silva salienta as 112 propostas que o Juntos Somos Coimbra apresentou na campanha eleitoral.

CEC: Inês Tafula aproveita o último minuto neste debate para expor publicamente que existe um partido da coligação Juntos Somos Coimbra (o PSD) que não comunica as contas ao Tribunal de Contas.

Pode voltar a ouvir o debate acima no podcast RUC e na plataforma Spotify.

No próximo domingo, dia 26, a partir das 8 da noite, a Rádio Universidade de Coimbra leva até si todos os destaques da Noite Eleitoral das Autárquicas 2021, numa emissão especial para acompanahr em 107.9FM ou em ruc.pt.

PARTILHAR: