[object Object]

João Assunção quer descentralizar e cumprir a luta académica no ensino superior

Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) foi eleito o novo representante dos estudantes universitários no Conselho Coordenador do Ensino Superior. Em sede de Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), João Assunção foi eleito por unanimidade.

Desde o ano lectivo 2014/2015, a Associação Académica de Coimbra abdica do seu voto no ENDA. O motivo prende-se com número de votos que a AAC tem (1) comparativamente com outras Associações Académicas e de Estudantes que representam um número menor de estudantes.

Ainda assim, João Assunção foi eleito para o cargo sem votos contra. Para o presidente da DG/AAC, esta eleição, no ENDA, representa o trabalho que a Associação Académica de Coimbra tem feito pelo movimento estudantil universitário.

Para João Assunção a eleição de um estudante de Coimbra é fundamental para descentralizar os poderes deste órgão. O novo representante dos estudantes universitários no Conselho Coordenador do Ensino Superior reforça a importância dos poderes saírem de Lisboa e Porto.

O Conselho Coordenador do Ensino Superior é um órgão que está presente no regime jurídico das instituições do ensino superior tendo como objetivo principal o aconselhamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. João Assunção passa a representar os estudantes universitários. O presidente da DG/AAC destaca a importância que o seu cargo pode ter para a política educativa.

Uma das medidas já debatidas com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, foca-se na redução contínua da propina universitária em todas os ciclos de estudo. João Assunção realça ainda a mudança de posição de grande parte das Associações de Estudantes e das Associações Académicas presentes no ENDA.

Depois desta eleição, João Assunção é o novo representante dos  estudantes universitários no Conselho Coordenador do Ensino Superior mas, este novo cargo não faz com que o atual presidente da DG/AAC assuma, para já, a recandidatura à academia de Coimbra.

Quando questionado se seria ou não recandidato à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Assunção preferiu reforçar o que ainda há para fazer neste mandato.

João Assunção foi eleito no dia 5 de setembro no Encontro Nacional de Direções Associativas. O evento decorreu no Instituto Politécnico de Setúbal e contou com a presença de mais de setenta estruturas associativas do norte a sul do país.

PARTILHAR: