[object Object]
04.08.2021POR Samantha Almeida

Ordem denuncia falta de imagiologista na urgência do Hospital dos Covões

A Ordem dos Médicos denunciou hoje que o serviço de urgência do Hospital Geral (Covões), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), não tem médico especialista em Imagiologia durante o período da manhã, entre as 09:00 e as 13:00.

Em entrevista à RUC, o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, destaca que não deixa de ser curioso que, a este advento, se some o facto da urgência dos Covões ser a única do país com horário restringido ao período compreendido entre as 09:00 e as 22:00.

Carlos Cortes manifestou ainda preocupações sobre o rumo que o serviço daquele hospital tem tido nos últimos anos e as suas implicações aos mais diversos níveis.

O dirigente da SRCOM não poupa críticas ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, presidido desde Junho de 2020 por Carlos Santos.

Confrontado com declarações prévias de Carlos Santos à RUC – nas quais refere que está a ser concluído um plano estratégico para o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, com previsão de divulgação para Setembro e, segundo o qual,  os serviços prestados no Hospital dos Covões são destinados a ambulatório e cuidados menos complexos, enquanto serviço complementar aos demais pólos de saúde da cidade, nomeadamente o do Hospital Universitário de Coimbra, em Celas -, Carlos Cortes responde:

O presidente da SRCOM constatou ainda que a imagem do decréscimo da organização dos serviços de saúde em Coimbra tem passado além dos limites geográficos da cidade.

Apesar de Carlos Cortes aguardar uma resposta oficial do Conselho de Administração CHUC sobre a denúncia efectuada, fica ainda por revelar à cidade o lançamento do plano estratégico referido por Carlos Santos.

 

PARTILHAR: