[object Object]

Supercomputador da UC promove avanços na indústria nacional

Projeto procura aplicar tecnologia de Computação de Alto Desempenho a problemas de carácter industrial, em particular para pequenas e médias empresas.

Um estudo divulgado ontem procurou demonstrar a aplicação de infraestruturas de super-computação na indústria portuguesa dos moldes. A iniciativa é de uma parceria entre a Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE), da Marinha Grande, e avançou sob a tutela do projeto Europeu SHAPE. O diretor do Laboratório de Computação Avançada da UC e também professor da instituição, Pedro Vieira Alberto, explica o trabalho desenvolvido por um supercomputador.

O caso de estudo publicado focou-se na performance de simulações de fluidos computacionais, uma área de interesse para a indústria de moldes e plásticos, usando o supercomputador do Laboratório de Computação Avançada. As simulações realizadas demonstraram grandes ganhos de tempo. O diretor do laboratório clarifica o trabalho que foi efetuado com os supercomputadores.

Quanto à importância do projeto e expectativas para o futuro Pedro Vieira Alberto afirma que este estudo, além de ser um bom exemplo de parceria entre a Academia e a indústria, cria também competências locais.

Para o professor da UC, esta iniciativa “comprova que o uso da computação de alto desempenho traz grandes benefícios para a indústria nacional, tornando-a mais competitiva.”

PARTILHAR: