[object Object]
26.05.2021POR Informação RUC

Ausência de candidatos assola debates do Fiscal e Disciplinar.

A candidata da lista C ao segundo contingente da Comissão Disciplinar, não compareceu ao debate eleitoral. No final, o candidato, da Lista R, também não marcou presença no debate. Já o público preferiu o “bar” do Campo de Santa Cruz aos debates para os dois órgãos.

Os quatro debates que decorreram hoje no campo Santa Cruz para as eleições para a Comissão Disciplinar da Associação Académica de Coimbra (CD/AAC) e para o Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC) ficaram marcados pela não comparência inesperada de dois candidatos. A associada da Secção SOS Estudantes da Associação Académica de Coimbra e cabeça de lista pelo segundo contingente à Comissão Disciplinar, pela Lista C – “Conta com o Disciplinar”,  Marta Cunha, ainda não fez campanha para as eleições e não comunicou à Comissão Eleitoral que ia faltar ao debate. Francisco Rovira, candidato ao segundo contingente do Conselho Fiscal também não marcou presença no Campo de Santa Cruz.

Dora Santo, presidente da Comissão Eleitoral das eleições para o CF/AAC e para CD/AAC, garantiu aos microfones da RUC ter tentado contactar a candidata mas que não obteve resposta.

Dado o silêncio da candidata de lista C, a Comissão Eleitoral contactou o proponente da lista, Francisco Rodrigues, mas a resposta não foi esclarecedora.

Para César Sousa, candidato adversário ao segundo contingente da Comissão Disciplinar, a não presença de Marta Cunha é de lamentar.

“É uma pena” afirma César Sousa

O candidato da Lista A – “Acima de Tudo Académica” frisa ainda que são os associados das secções da Associação Académica de Coimbra os principais prejudicados neste processo, porque não vão poder exercer o direito de voto de forma “consciente e informada”. César Sousa estabeleceu ainda um paralelo entre a ausência da candidata e a atividade da Comissão Disciplinar nos últimos anos.  Uma candidata “fantasma” a um órgão “fantasma”, afirma o candidato da Lista A.

Francisco Rovira não marcou presença no debate para o segundo contingente do Fiscal

Também Francisco Rovira, associado e atleta da secção de judo da AAC (SJ/AAC) faltou ao debate para o segundo contingente do CF/AAC. A falta foi justificada, pouco tempo antes do debate se iniciar, à Comissão Eleitoral da AAC. Dora Santo revela que como medida de precaução contactou o cabeça de lista que a informou da sua ausência.

A candidata pela lista V, Liliana Pinho, lamenta a não comparência do seu adversário no debate. A associada da Secção de Fotografia (SF/AAC) admitiu aos microfones RUC que só tomou conhecimento da ausência de Francisco Rovira no momento do debate.

O bar estava cheio… a plateia não

Os debates ocorreram no Campo de Santa Cruz, no coração da cidade, mas foram poucos os estudantes e seccionistas que assistiram presencialmente. Durante os diferentes debates  verificou-se um aglomerado de pessoas junto à zona da restauração do Campo de Santa Cruz, algo que contrastou com as cadeiras vazias da plateia. Esses lugares só foram em parte ocupados durante o último debate do dia, referente ao primeiro contingente do Conselho Fiscal com a mobilização dessas partes para o último confronto do dia.

Recorde-se que as eleições à Comissão Disciplinar e Conselho Fiscal da AAC decorrem no dia de amanhã, 27 de maio.

PARTILHAR: