[object Object]

Coimbra (re)inaugura Pista de Atletismo com chuva de estrelas da modalidade

Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, Aniceto Simões, José Carvalho e Auriol Dongmo, atletas olímpicos e nacionais marcaram presença na cerimónia de (re)inauguração da pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra.

A partir de agora a pista está certificada para acolher competições oficiais nacionais e internacionais e treinos de alto rendimento. Além da reabilitação da infraestrutura dedicada ao atletismo a Casa Municipal do Desporto vai contar com um novo ginásio e uma sala de cardiovascular.

O conjunto vai contribuir para “ manter o ritmo de crescimento que a modalidade tem tido nos últimos anos” no concelho, destacou o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, David Soares, ontem (10), na cerimónia pública.

“Na última década Coimbra passou de três para oito clubes de atletismo” e de “80 para meio milhar de atletas filiados”. Só no Município de Coimbra praticam cerca de metade dos atletas da modalidade do distrito. Tudo boas razões para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado,  deixar um desafio à comunidade.

Depois de um investimento municipal de cerca de 530 mil euros, a pista dispõe agora de tecnologia “pioneira” (rekortan smartrack) doada por uma empresa. Entre outros benefícios vai ser possível medir a performance dos atletas com sensores ou via smartphones.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, enalteceu o regresso à operacionalidade da Pista de Atletismo da Casa Municipal de Desporto de Coimbra. Dos 110 concelhos com pistas de atletismo, muito poucos as têm em condições de se realizar uma competição, o que está em contradição com o palmarés olímpico da modalidade a nível nacional, lamentou o dirigente da FPA.

Ontem mesmo, o novo equipamento foi estreado com o Meeting Cidade de Coimbra – Mário Rui Ferreira e os Campeonatos de Portugal de 10 mil metros. De acordo com a Agência Lusa, Samuel Barata, do Benfica, e Carla Salomé Rocha, do Sporting, revalidaram os títulos de campeões nacionais. O atleta do Benfica melhorou em mais de 26 segundos o seu recorde pessoal.

A cerimónia de inauguração da pista contou ainda com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Cardoso e do presidente do conselho diretivo do IPDJ, Vítor Pataco, entre outras individualidades.

 

Fotografia: CMC

 

PARTILHAR: